Sindicatos têm sua criação garantida por lei


Instituições lutam pelos interesses dos profissionais e oferecem várias vantagens e benefícios para os associados.

A união dos trabalhadores em prol de um objetivo comum remonta aos tempos antigos, períodos nos quais o trabalho não era livre. Com o passar do tempo as lutas dos operários ficaram mais organizadas e os trabalhadores passaram a se associar em grupos. Em 1833, na Inglaterra, surgiram os primeiros sindicatos em busca de melhores condições de trabalho. No Brasil as primeiras formas de organização surgiram no século XIX, sendo que os sindicatos surgiram após a consolidação dos ramos de atividade da indústria.
A Constituição de 1988 garante a criação dos sindicatos e proíbe qualquer intervenção estatal na organização sindical. Para criar um sindicato é preciso ter um registro da entidade no órgão competente. “De acordo com a legislação é permitida a criação de apenas um sindicato representativo de cada categoria profissional ou econômica por município”, explica Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ).
O principal dever do sindicato é defender os direitos e interesses da categoria que está sendo representada, sejam eles coletivos ou individuais. “O Sinter-RJ, por exemplo, visa organizar a classe dos terapeutas no Rio de Janeiro, valorizando a profissão, estimulando a qualificação profissional e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos para os pacientes. Uma das ações para atingir estes objetivos é o suporte dado em cursos e serviços para os associados”, ressalta.
Segundo a legislação, nenhum profissional é obrigado a afiliar-se a qualquer sindicato, mas existem muitas vantagens e benefícios para quem é sindicalizado em uma instituição que representa a sua categoria profissional. “Negociações coletivas de trabalho, representação perante as autoridades administrativas e judiciárias, colaboração para a solução de problemas relacionados com a categoria representada e a colocação de trabalhadores no mercado são apenas algumas das ações sindicais que favorecem os trabalhadores”, esclarece.
Muitos avanços sociais são alcançados somente após a organização e união dos trabalhadores, inclusive várias conquistas são fruto da formação de sindicatos. “Nós temos como missão trazer benefícios para a categoria e para os profissionais individualmente, por isso oferecemos suporte jurídico e contábil. O profissional terapeuta deve lembrar que só é possível se sindicalizar no estado onde trabalha ou reside segundo a legislação”, observa.

Vantagens para os associados do Sinter-RJ
O presidente do Sinter-RJ aponta que os terapeutas associados possuem de 20 a 30% de desconto nos cursos oferecidos pela instituição, recebem auxílio de um profissional especializado para retirar o alvará e ganham uma carteirinha de identificação válida por um ano. “É cobrada uma taxa anual dos associados, no valor de meio salário mínimo, que deve ser paga sempre no mês de maio. Este valor é simbólico e é utilizado para as despesas administrativas do sindicato”, conta.
Outra vantagem para os terapeutas sindicalizados no Sinter-RJ é o desconto de 50% nos serviços de assessoria de imprensa oferecidos pela Toda Comunicação. “Também estamos preocupados com a imagem dos profissionais e queremos estimular a divulgação de informações sobre a categoria. Além disso, enxergamos o profissional como pessoa e primamos pelo seu bem estar e qualidade de vida, dando suporte também nas questões relacionadas à saúde dos terapeutas”, destaca.
Serviço: Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.sinterrj.org/
Blog: http://site-sinterrj.blogspot.com/
Clipping: http://clippingsinterrj.blogspot.com
Twitter: http://twitter.com/sinterrj
Flickr: http://www.flickr.com/photos/sinter_rj
Email: contato@sinterrj.org.br
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ.