Vaidade atinge até mesmo quem já é pai

Pacientes do sexo masculino em consultórios de cirurgia plástica como pacientes é cada vez maior.

No dia 14 de agosto será comemorado o dia dos pais, momento ideal para dar um abraço no paizão e um presente inesquecível. O comércio já se prepara para aquecer as vendas e os consultórios de cirurgia plástica também – isso mesmo.

“A cultura em relação à beleza masculina mudou muito nos últimos anos e eles estão mais vaidosos. E até mesmo quem já é pai quer ficar ainda mais bonito”, explica Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico que atende na Clínica Michelangelo de Cirurgia Plástica, em Curitiba.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o número de procedimentos estéticos em homens aumentou 25% nos últimos cincos anos. “Eles buscam jovialidade e definir as características masculinas, como a barriga tanquinho e as panturrilhas. As cirurgias faciais também estão entre as preferidas dos homens”, destaca o médico, que é membro da SBCP e mestre em Princípios da Cirurgia utilizando o laser.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) aponta que as cirurgias mais procuradas pelo sexo masculino são a correção nas pálpebras, a rinoplastia e a lipoaspiração. “Assim como as mulheres os homens também têm em seu imaginário o corpo ideal e utilizam todos os artifícios disponíveis, como a cirurgia plástica, para aumentar a sua auto-estima e satisfazer o ego”, ressalta.

As questões profissionais compõem a série de fatores que ajudam a dar um empurrãozinho nas estatísticas. O mercado de trabalho preza, além de outras características, a aparência. “Um bom executivo, advogado ou médico, por exemplo, tem que ter êxito no seu trabalho e transparecer isso no aspecto visual. Culturalmente um homem de sucesso é anda bem arrumado, é jovial, está com tudo em cima. São exigências apresentadas de maneira sutil”, considera.

Chamar a atenção do sexo oposto é dos motivos que estão no topo da lista. A cobrança pela beleza já não é apenas com as mulheres e eles têm que correr atrás do prejuízo para se manter na ativa. “Não existe limite de idade. O médico avalia o paciente e conforme os resultados ele é liberado para a realização dos procedimentos. Jovens, homens de meia idade ou da terceira idade estão presentes nos consultórios”, acrescenta.

Dados provenientes da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) aponta que essa tendência é mundial. Nos Estados Unidos foram realizados mais de 1,1 milhão de cirurgias plásticas masculinas em 2010, 2% a mais do que em 2009. “A principal motivação para a busca de cirurgias plásticas é estética. Mesmo quando há algo a ser reparado, como uma correção na orelha ou nariz, outras cirurgias estéticas podem ser associadas”, observa.

A ginecomastia, cirurgia plástica para redução das mamas masculinas, por exemplo, é uma cirurgia considerada reparadora. O procedimento corrige a anomalia que tem reflexos diretos no psicológico de quem sofre com o problema. “A fase da adolescência é a mais crítica, pois as mudanças no corpo são motivo de chacotas entre os colegas, que fazem brincadeiras de mau gosto e que afetam a auto-estima”, esclarece.