Pousada ou hotel?


Na hora de viajar o que escolher: hotel ou pousada? A dúvida com certeza já passou pela cabeça de muita gente e ainda confunde quem não está acostumado a por o pé na estrada. Cada um possui suas características e peculiaridades, por isso fica difícil dizer qual é o melhor – ou pior. De acordo com Aldo Sivieiro, diretor do portal iTrip e vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RJ), a escolha deve levar em consideração as necessidades do turista.

A pousada pode ser definida como um estabelecimento comercial de hospedagem, que não possui parâmetros de classificação – como é o caso dos hotéis -, oferece atendimento personalizado e as refeições normalmente possuem um toque regional. “Na pousada o serviço é mais informal do que comparado aos hotéis, o que não significa que seja de qualidade inferior. Este tipo de estabelecimento pode oferecer diversas opções de práticas esportivas, atividades físicas, passeios, contanto com a fauna e flora da região e outras atividades”, afirma.

Já o hotel também é um estabelecimento comercial de hospedagem, que oferece suítes mobiliadas para ocupação temporária e inclui serviços de alimentação e algumas opções de lazer como piscina e salão de jogos. “A infra-estrutura é maior, já que comporta um número maior de pessoas comparado a pousada e o atendimento é bem formal. Se o objetivo do turista é conhecer a região na qual está, o hotel pode ser uma boa escolha, pois oferece a comodidade necessária”, aponta.

Se o visitante deseja descansar e curtir a natureza, as pousadas são mais recomendadas. Além de receberem um número menor de hóspedes, geralmente ficam localizadas em locais mais próximos a natureza e distante dos centros urbanos. “Na hora de fechar o pacote de viagem é possível fazer simulações com os dois tipos de hospedagem. O preço pode ser um critério para a escolha se o viajante estiver em dúvida. Dependendo do destino, da infra-estrutura e da localização a pousada pode sair mais em conta”, observa.

Sivieiro comenta que a tendência de compra de pacotes turísticos pela internet está se consolidando, seja para destinos com hotel ou pousada. O filão está sendo explorado por muitas empresas que também querem ser divulgadas. “As ofertas coletivas são muito diversificadas, o que amplia o leque de opções dos consumidores que querem investir no seu lazer. É bom sempre ficar atento as promoções para não perder as melhores oportunidades”, recomenda.

 Encontre a melhor oferta coletiva no: http://www.itrip.com.br