Terapias holísticas visam à harmonia do organismo


A integração dos aspectos mentais, físicos e emocionais contribuem para a promoção da saúde.
  
Aliviar a tensão, reduzir o estresse, propiciar bem-estar, controle emocional e mental e mais qualidade de vida são apenas alguns dos benefícios que a terapia holística pode proporcionar aos pacientes. “A terapia holística pode ser definida como a união de várias técnicas diferentes para tratar o organismo de forma sistêmica, considerando o corpo, a mente e as emoções”, ressalta Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Sinter-RJ).
Essa integração dos aspectos físicos, mentais e emocionais é importante já que a saúde é considerada um estado natural do ser humano, ou seja, quando o corpo está doente é porque o homem está afastado de sua origem natural. “A terapia holística, considerada um método alternativo para a promoção e recuperação da saúde, é indicada para o tratamento de qualquer desequilíbrio. Doenças crônicas, agudas ou distúrbios podem ser tratados holisticamente”, afirma.
Paulo observa que as terapias devem ser utilizadas como um complemento dos tratamentos convencionais e que é fundamental a consulta a um médico. “As terapias alternativas ajudam a melhorar os sintomas do problema, mas não substituem a consulta tradicional ao médico especialista. A estimulação de determinados pontos do organismo ajudam a liberar toxinas, contribuindo para a retomada do equilíbrio do corpo”, esclarece.
Entre as terapias holísticas estão à acupuntura com ou sem agulhas, terapias vibracionais, pedras quentes, quiropraxia, massagem terapêutica, reflexologia, cromoterapia, o uso de florais e reiki. “Cada técnica possui um método, ferramentas diferentes e objetivos específicos. O paciente deve ser avaliado para que o terapeuta indique o melhor tratamento de acordo com as necessidades do indivíduo”, destaca.
Segundo Paulo, o terapeuta holístico visa à harmonia e não a apenas a ausência de doenças. Outra vantagem do tratamento holístico é que o paciente tem a oportunidade de se conhecer mais profundamente e será capaz de identificar quais atitudes e ações contribuem para o auto-equilíbrio. “Este processo acontece durante a aplicação das terapias, que também tem como objetivo o auto-conhecimento, refletindo na saúde e na vida como um todo”, acrescenta.

Serviço: Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ