Presidente do Sinter-RJ faz convênio com prefeitura do RJ


O terapeuta é o primeiro a fazer parte da rede pública de saúde. Parceria representa progresso na consolidação da profissão.

O terapeuta holístico Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Rio de Janeiro (Sinter-RJ), é o primeiro da categoria a fazer parte do serviço público do Rio de Janeiro. A partir de agora Paulo faz parte da rede de empresas e profissionais conveniados com a prefeitura da cidade. “É importante para a disseminação das terapias naturais e para os profissionais que atuam na área. É um reflexo da legislação que estimula a regulamentação da profissão”, destaca.
A parceria tem como objetivo oferecer descontos na aquisição dos serviços para funcionários ativos ou aposentados da administração direta ou indireta, incluindo seus dependentes. Em contra partida os parceiros tem o seu negócio divulgado pela prefeitura. “É um novo passo para a classe dos terapeutas, que ao poucos conquista o seu espaço no território carioca e daqui a pouco também terá vitórias por todo o Brasil”, afirma Paulo.
Quem tem direito aos serviços conveniados poderá usufruir das consultas das áreas ortomolecular e de psicohomeopatia com 30% de desconto. O pagamento pode ser feito a vista ou com cheque para 30 dias. “Nós terapeutas temos que estimular a população a conhecer as terapias naturais. Por isso considero tão importante ações como esta. Espero que mais profissionais da área se entusiasmem e façam parte desta oportunidade”, acrescenta.

Legislação a favor das terapias naturais

A lei 5.471, que prevê a integração das terapias naturais na rede pública de saúde do Rio de Janeiro, foi sancionada pelo governador Sérgio Cabral no dia 10 de junho de 2009. O objetivo é contribuir com a prevenção de doenças e a promoção da saúde por meios do uso de recursos naturais. “A legislação admite ainda a realização de convênios com órgãos municipais e federais e também com entidades que representam os terapeutas”, destaca o presidente do sindicato. 
As terapias – que incluem acupuntura, massoterapia, hidroterapia, cromoterapia, ginástica terapêutica, aromaterapia e outras – só poderão ser realizadas com profissionais habilitados e inscritos nos órgãos de classe. “As terapias naturais serão implantadas em hospitais e unidades de saúde da rede pública. E o Sinter-RJ está lutando para que sejam criados concursos para contratação de terapeutas para atuação na rede pública”, acrescenta.
Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ