Pais devem fomentar a leitura das crianças


Associar a leitura a momentos de prazer e participar ativamente ajuda a formar novos leitores.

Os adultos são como modelos para as crianças – elas querem imitar suas atitudes e seus hábitos. A infância é um período crucial para a formação da personalidade e do caráter do indivíduo, por isso é importante que existam bons exemplos a serem seguidos. “A leitura, por exemplo, é um hábito que deve ser incentivado pelos pais o mais cedo possível. Não basta oferecer livros para ler, tem que dar o exemplo e criar um ambiente que seja propício a esta atividade”, aponta o escritor José Geraldo Jacob Neto, autor do livro "As Estórias De Zé Doidinho".
A leitura contribui para a construção de princípios individuais, visão crítica, desenvolvimento intelectual e ético e tem contato com diferentes visões de mundo. O potencial reflexivo também é lapidado por meio da literatura, já que o texto a leva a indagar, questionar, pensar, articular, fazer associações e reformular suas ideias. “O contato literário amplia os horizontes, estimula a imaginação da criança. Além disso, a literatura é como uma ponte entre a realidade e o mundo infantil e a criança expressa seus sentimentos em forma de fantasia, com desenhos, brincadeiras, histórias e músicas”, observa.
Especialistas ressaltam que quanto mais cedo for desenvolvido o gosto pela leitura, melhor será a compreensão que o indivíduo terá de si mesmo e do mundo que o cerca. “A sociedade precisa de pessoas que pensem, criem coisas diferentes, tenham um vasto repertório cultural e que tenham senso crítico sobre as regras e a cultura da sociedade na qual ele está inserido. Caso contrário, ficaremos sempre na mesmice. Outro benefício que a literatura proporciona é o enriquecimento do vocabulário, que se reflete na escrita correta”, destaca.
A escola e os professores são agentes importantes no que diz respeito ao incentivo a leitura, mas se os pais não se envolverem nesta missão os resultados não serão os melhores e ainda há o risco do hábito ser deixado de lado com o tempo. “O primeiro passo é associar a leitura a um momento de lazer e prazer. Ao levar os filhos no shopping os pais podem aproveitar e ir à livraria. Geralmente há um espaço lúdico, reservado para que as crianças possam conhecer as obras infantis. Mesmo que naquela ocasião não seja comprado nenhum livro, o passeio será associado à leitura”, aconselha.
Os pais também podem ler histórias e estórias em voz alta para as crianças, até mesmo para os bebês. Este tipo de leitura promove o desenvolvimento mental e evita problemas de aprendizagem na idade escolar. Não é preciso ser um contador de histórias, a intenção e a boa vontade são suficientes. “Dá para improvisar, imitar vozes diferentes para cada personagem, pegar brinquedos, desenhos e imagens para ilustrar o que está sendo contado, usar músicas instrumentais, enfim, vale tudo, basta usar a imaginação. É recomendado que os livros sejam inseridos na rotina da criança antes mesmo dela aprender a andar”, enfatiza.
Para os bebês existem várias opções de livros com texturas, feitos de material que pode ser molhado e inclusive com objetos que fazer barulho. Para os mais crescidos os pais devem reserva um momento especial para a leitura em voz alta. “Quando a criança já consegue ficar quieta e se concentrar em alguma atividade é hora de levá-la para conhecer uma biblioteca. Frequentar feiras de livros também é uma boa alternativa para aumentar o contato com a literatura infantil. Os pais devem lembrar que os livros também podem ser dados como presente, aumentando a sua importância”, acrescenta.
Mesmo quando já há certa autonomia na leitura, os pais podem participar fazendo comentários sobre a estória, sobre os personagens e fazendo comparações com a realidade da criança. “Discutir o tema trabalhado é fundamental. Na obra “As Estórias De Zé Doidinho" o bullying é tratado de uma forma sutil e lúdica para que os pequenos leitores passem a discernir entre o que é ou não preconceito. Neste caso é possível perguntar a criança se por acaso ela já sofreu alguma discriminação ou se ela já discriminou alguém e ensiná-la a maneira certa de agir. Esta é uma função primordial da literatura, ajudar a construir o caráter dos leitores”, considera.


"As Estórias De Zé Doidinho"

Categoria: Literatura infantil
Formato: 19 X 24 centímetros
Páginas: 38 páginas
Indicação: De 02 a 09 anos
O livro infantil "As Estórias De Zé Doidinho", escrito por José Geraldo Jacob Neto, foi lançado pela editora Publit. A obra conta as aventuras de um garoto, apelidado por seus colegas de Zé Doidinho. O menino é vítima de preconceito por ter gostos diferentes dos seus amigos e para escapar das provocações resolve se isolar. A partir desta trama Geraldo Neto coloca em discussão o bullying, assunto que envolve pais, alunos, professoras e a sociedade em geral.

Sobre o autor
José Geraldo Jacob Neto é empresário e resolveu dar início a novos projetos, sendo que o Zé Doidinho é o primeiro livro da sua carreira como escritor. Geraldo Neto participa desde 1995 de ONGs que atuam com projetos para jovens e atualmente é presidente do YABT-Brasil, instituição ligada a OEA e que desenvolve um programa de empreendedorismo em comunidades de baixa renda.