Terapia utiliza água para tratar doenças


Hidroterapia fortalece o organismo, alivia dores e reeduca músculos paralisados.

A água é fundamental para a sobrevivência dos seres humanos, atende suas necessidades fisiológicas e também é importante nas atividades do dia a dia. Além disso, a água também promove o equilíbrio do organismo quando utilizada como terapia. Segundo o terapeuta Paulo Edson Reis Jacob Neto, a hidroterapia utiliza a água em diversas formas e temperaturas. “As propriedades curativas da água atuam principalmente no sistema nervoso, circulatório e térmico”, destaca Neto, que também é presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ).
A utilização terapêutica da água é antiga e ganhou força com a civilização grega, que utilizava fontes naturais de água e espaços de banho. A palavra hidroterapia é proveniente do grego, sendo que ‘hydor’ significa água e ‘therapeia’ cura. “Os gregos criaram a prática do uso dos banhos em diferentes temperaturas para a cura de diversos males. Os romanos também aderiram aos benefícios da água e são lembrados pelos famosos banhos públicos, que serviam para higiene pessoal e terapia”, conta.
Entre os benefícios que a hidroterapia proporciona aos pacientes está o rejuvenescimento da pele, o alívio de diferentes tipos de dor, tonifica o corpo e acalma os músculos, pulmões, estômago e o coração. “A terapia com água também fortalece os sistemas endrócrino, circulatório e imunológico. As propriedades da água conduzem a sua temperatura até o organismo e ela atua basicamente de duas formas – a térmica e a mecânica. A escolha depende da enfermidade a ser curada”, explica.
Na técnica mecânica o organismo reage de forma instintiva e se movimenta mais facilmente dentro da água do que fora. Já na técnica térmica, a temperatura da água define a resposta do corpo. “A água quente relaxa e acalma o corpo e a fria estimula e revigora o organismo. Durante o tratamento as temperaturas podem ser combinadas e a aplicação pode ser feita por meio de imersões parciais ou completas, jatos de água, massagens, duchas, compressas, inalações ou movimentos realizados dentro de piscinas”, esclarece.
Para quem sofre com espasmos musculares, problemas respiratórios e estresse a hidroterapia é uma excelente alternativa. A água também melhora o movimento das articulações, estimula a percepção visual e traz relaxamento físico e emocional. “A hidroterapia é utilizada para treinos de resistência, reeducação de músculos paralisados e para a manutenção da postura e do equilíbrio corporal”, recomenda o terapeuta.
A hidroterapia possui diversas classificações, que mudam conforme a forma de tratamento. A hidromassagem, a hidroginástica, a balneoterapia, a hidroterapia de efeito interno ou externo são algumas das ramificações da hidroterapia. “As técnicas possuem metodologias diferentes, que também promovem resultados diversos. Algumas são específicas para o tratamento de zonas específicas do corpo, enquanto outras atuam em todo o organismo. O terapeuta possui os conhecimentos necessários para indicar a melhor opção”, ressalta.   
Neto observa que a hidroterapia pode ser sugerida para pessoas de qualquer idade, com exceção de quem tem diabetes, esclerose, feridas abertas, micoses, hidrofobia, insuficiência cardíaca e problemas com a pressão arterial. As gestantes devem evitar banhos de imersão e tratamentos quentes. “Idosos e crianças devem evitar tratamentos com águas muito quentes e quem sofre com inflamações pélvicas, problemas de bexiga e reumatismo não devem se submeter a banhos frios”, finaliza.

Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.siterrj.org
Clipping: http://clippingsinterrj.blogspot.com
Página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sindicato-dos-Terapeutas-do-Rio-de-Janeiro/115650508521105
Perfil do Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002452782624
Twitter: https://twitter.com/sinterrj
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15230818543113054039
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117559740&refresh=1
YouTube: http://www.youtube.com/user/sinterrj6?feature=mhee
Picasa: https://picasaweb.google.com/114889252352774543967
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ