Respiração traz benefícios ao corpo e a mente


Técnica ensina novas formas de respirar e elimina sensações negativas, revitalizando a energia vital do organismo.

Respirar é um ato involuntário fundamental para a vida e é feito desde o primeiro momento em que o bebê sai de dentro da mãe, pois dentro do útero o feto recebe o oxigênio por meio da placenta e do cordão umbilical. A respiração é composta pelos movimentos de inspirar, ou seja, puxar o ar para dentro do corpo, e o de expirar – expulsar o ar que está dentro dos pulmões para fora. “A inspiração deve ser feita pelo nariz e a expiração pela boca para garantir a correta entrada e saída do ar”, explica a terapeuta Adriana Mangabeira.
A respiração é tão importante que existem terapias baseadas nesta função do corpo. São as chamadas Terapias da Respiração, métodos que tem como objetivo de promover a reeducação respiratória a partir de movimentos e ritmos de respiração que proporcionam benefícios físicos, emocionais e mentais. “A técnica contribui para reabilitar a respiração e amenizar as tensões na musculatura. Durante a terapia o paciente se conscientiza que a inspiração e a expiração estão intimamente ligadas e não possui pausas entre elas”, afirma.
Nas sessões são feitas orientações e exercícios com movimentos suaves e respiração profunda. O método desbloqueia as sensações que em algum momento foram armazenadas de maneira inconsciente pelo organismo durante situações de medo, angústia ou dor. “É como se ocorresse uma limpeza de energias negativas. O desbloqueio pode ocorrer por meio de movimentos corporais, fala, risos e até choro. Funciona como um fortalecimento que revigora a energia vital do organismo”, destaca.
O fato de respirar de forma consciente e o processo de revitalização da energia do corpo promovem uma limpeza no sistema nervoso e circulatório, nutre os órgãos e as células e proporciona o equilíbrio da mente. “A técnica integra o corpo, a mente e o espírito. Por isso as terapias da respiração também são chamadas de Renascimento, já que atua como um processo de auto-investigação, conhecimento próprio e crescimento pessoal”, ressalta o terapeuta Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ).
A reeducação da respiração promove benefícios físicos, como a otimização do metabolismo, a redução dos radicais livres – causadores do envelhecimento – e a melhora da circulação sanguínea. “Com menos radicais livres o corpo envelhece mais devagar e o desempenho do seu funcionamento aumenta consideravelmente. Isto se reflete na disposição do indivíduo, que fica mais animado, se sente livre e mais feliz. O bem estar também afeta o lado emocional e mental”, expõe Paulo.
O terapeuta comenta que a terapia atua no nível emocional equilibrando os sentimentos. As emoções destrutivas, como medo, raiva e tristeza, são transformadas em construtivas, como serenidade, compaixão e compreensão, por meio dos movimentos respiratórios ritmados. “É preciso entender o padrão respiratório. Cada pessoa possui características únicas que devem ser levadas em consideração pelo terapeuta. Na mente a técnica estimula a lucidez e preserva o raciocínio e a memória, independente da idade do paciente”, observa Paulo.
Cada sessão dura aproximadamente uma hora e meia e para dar início ao tratamento o terapeuta faz um mapeamento da respiração do paciente. As sessões são iniciadas com trabalho corporal e em um segundo momento a pessoa é convidada a se sentar ou deitar em um colchonete para começar os movimentos respiratórios. “O terapeuta faz o acompanhamento integral e fica do lado do paciente até o fim de cada sessão. São necessárias no mínimo 10 sessões para que os resultados apareçam e deve ser feito uma por semana. Mesmo depois do término do tratamento a pessoa pode continuar fazendo os movimentos no dia a dia”, acrescenta o terapeuta.

Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro 
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro 
Site: http://www.siterrj.org
Clipping: http://clippingsinterrj.blogspot.com
Página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sindicato-dos-Terapeutas-do-Rio-de-Janeiro/115650508521105
Perfil do Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002452782624
Twitter: https://twitter.com/sinterrj
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15230818543113054039
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117559740&refresh=1
YouTube: http://www.youtube.com/user/sinterrj6?feature=mhee
Picasa: https://picasaweb.google.com/114889252352774543967
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ