Óleos e essências que curam



Substâncias extraídas de plantas e flores estimular a auto-regeneração do organismo.

Muitas pessoas dão valor aos tratamentos naturais na hora de curar ou prevenir doenças. A aromaterapia está entre as opções naturais, que não agridem o organismo e promovem a saúde. “O tratamento é feito com óleos e essências concentradas, extraídas de vegetais. Como estas substâncias são responsáveis pelo perfume das plantas, o seu cheiro é a característica mais marcante”, explica o terapeuta Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ).
Estes líquidos são produzidos por pequenas glândulas localizadas no caule, na casca, nas pétalas e até na madeira das plantas e árvores. Quando estas glândulas são aquecidas ou passam por um processo de trituração, elas liberam as essências com uma potência ainda maior. “Folhas, sementes, resinas e ervas também são fontes de óleos essenciais utilizados na aromaterapia. O principal objetivo é tratar as doenças físicas e psicológicas do organismo, sem causar efeitos colaterais, como é o caso dos medicamentos”, esclarece.
Normalmente o óleo é extraído a partir de um processo de destilação no vapor da água, mantendo a essência pura. Algumas técnicas utilizam outros tipos de solventes, como o álcool, para extrair a substância. Neste caso a essência é menos pura, mas também possui propriedades importantes. “A aromaterapia pode ser utilizada de diversas formas, sendo que as mais utilizadas são massagem, inalação, compressas ou o óleo é misturada a água de banho. A inalação é considerada a maneira mais eficaz, já que é capaz de agir quase que imediatamente no cérebro”, ressalta o especialista.
Segundo o terapeuta, quando as células olfativas são estimuladas, a partir da inalação dos óleos, o sistema límbico – responsável pelas emoções e ligado a diversas partes do organismo, como a circulação sanguínea – é acionado. “A fragrância do óleo estimula as estruturas ligadas ao sistema límbico e o cérebro é instigado a causar um efeito indireto na imunidade, potencializando a capacidade do organismo de se auto-regenerar. Com estes estímulos, o corpo busca equilíbrio interno, curando as enfermidades”, acrescenta.
Além disso, os óleos essenciais possuem ação revigorante, combatem as bactérias, fungos, vírus e atuam como anti-inflamatórios e anti-oxidantes. “Os óleos são divididos em três categorias. Algumas substâncias regulam as principais funções do corpo, outras possuem um efeito calmante sobre o corpo e o espírito e há as que tonificam o organismo. Apesar da enorme variedade existente de plantas e flores, os terapeutas utilizam com mais frequência cerca de 30 tipos diferentes”, aponta.
Cada óleo possui uma indicação específica, de acordo com as suas propriedades predominantes. O óleo de camomila, por exemplo, é refrescante e é recomendado no tratamento de depressão e dores de cabeça.  “Para quem sofre com problemas circulatórios e hipertensão o óleo de limão é o mais indicado, enquanto o óleo de cânfora atua em resfriados, reumatismos e insônia. Um profissional qualificado é fundamental para prescrever a utilização do óleo mais adequado e determinar a duração do tratamento”, observa.
Mesmo sendo totalmente natural, o tratamento com óleos essenciais também possui algumas contra-indicações. Crianças menores de cinco anos, pessoas com doenças crônicas ou com doenças respiratórias, como a asma e alergias, não devem ser tratadas com a aromaterapia. “Mulheres grávidas também devem evitar o uso dos óleos, já que algumas substâncias, como as extraídas do alecrim e da salva, podem provocar contrações uterinas e prejudicar a saúde da gestante e do bebê”, alerta.

Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.siterrj.org
Clipping: http://clippingsinterrj.blogspot.com
Página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sindicato-dos-Terapeutas-do-Rio-de-Janeiro/115650508521105
Perfil do Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002452782624
Twitter: https://twitter.com/sinterrj
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15230818543113054039
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117559740&refresh=1
YouTube: http://www.youtube.com/user/sinterrj6?feature=mhee
Picasa: https://picasaweb.google.com/114889252352774543967
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ