Terapia ortomolecular aumenta a qualidade de vida


Combate às deficiências nutricionais promove a cura e a prevenção de doenças.

A terapia ortomolecular tem como principal objetivo promover a saúde por meio da manutenção do equilíbrio químico molecular do organismo. Segundo o terapeuta holístico Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Rio de Janeiro (Sinter-RJ), a presença de doenças no corpo é o sinal de que existem desequilíbrios internos. “A cura das enfermidades depende da restauração desse equilíbrio. Fatores como sedentarismo, estresse, alimentação inadequada e vícios contribuem para alterar a composição bioquímica do organismo”, explica.
Os sistemas psíquico, imunológico e neuroendócrino devem funcionar em harmonia, mas devido a maus hábitos de vida ocorre a produção exagerada de moléculas instáveis, que provocam danos e efeitos devastadores na saúde. “A terapia ortomolecular faz uma espécie de investigação para detectar as deficiências nutricionais e a presença de metais pesados na corrente sanguínea, nos tecidos e órgãos. A recuperação do equilíbrio bioquímico é feita principalmente por meio de mudanças de hábitos alimentares”, aponta Paulo, que também é professor e terapeuta ortomolecular.
A escolha correta dos alimentos e a realização de refeições na hora certa são fundamentais para a melhora do metabolismo, a eliminação de toxinas, a redução da retenção de líquidos e ao combate ao envelhecimento. “A reposição de aminoácidos, minerais e vitaminas favorece a queima de gorduras, alivia o cansaço, afasta o risco de uma série de doenças e ainda promove o bem-estar. Outro benefício é o fortalecimento da defesa celular, deixando o corpo com melhores condições para reagir contra os vírus, bactérias e todos os causadores de patologias”, ressalta.
Os conhecimentos da terapia ortomolecular ajudam a compreender as relações que ocorrem dentro do organismo no que diz respeito aos aspectos bioquímicos. Desta forma as técnicas adotadas atuam de acordo com os mecanismos do próprio corpo. “A união das células, órgãos e sistemas permite o funcionamento adequado do sistema orgânico, por isso o método ortomolecular tem que atuar conforme a dinâmica química. Além de promover a cura, as técnicas ortomoleculares têm como princípio básico a prevenção de males que acometem a saúde”, observa.

Radicais livres são o foco do tratamento ortomolecular

Os radicais livres são consideradas moléculas instáveis, pois possuem um número ímpar de elétrons, ou seja, a órbita mais externa possui um elétron desemparelhado. Para ficarem estáveis estas moléculas reagem de modo a doar este elétron. “O organismo utiliza no máximo 99% do oxigênio consumido para a produção de energia. O restante se transforma em radicais livres, que destroem outras células para obterem equilíbrio. O problema é que estas moléculas combinam com várias estruturas celulares diferentes e a destruição se espalha pelo corpo. Mesmo com a função de combater inflamações, os radicais livres acabam provocando doenças, como câncer, artrite e problemas cardiovasculares”, esclarece.
Os radicais livres também estão relacionados com processos degenerativos, como o envelhecimento. Para proteger o organismo contra a ação danosa destas moléculas existem os antioxidantes, substâncias que podem ser produzidas pelo corpo ou adquiridas por meio da alimentação. “As vitaminas C, E e o Beta-caroteno são antioxidantes poderosos, encontrados em várias frutas, verduras e legumes. Os antioxidantes são moléculas que se combinam com os radicais livres, anulando o poder de oxidação destes radicais”, acrescenta.
O selênio e o zinco, minerais presente em frutos do mar peixes, carnes vermelha e aves, os bioflavonóides, que podem ser encontrados em frutas cítricas e uvas, o licopeno, presente no tomate, e as isoflavonas, substância encontrada em boa quantidade na soja, são outros exemplos de antioxidantes que ajudam a preservar as células do organismo. “O consumo de frutas, vegetais folhosos, legumes e o fato de preparar os alimentos de uma forma mais saudável, com menos adição de açúcar, sal e gordura, são essenciais na terapia ortomolecular”, complementa.

Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro 
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.siterrj.org 
Clipping: http://clippingsinterrj.blogspot.com 
Perfil do Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002452782624 
Página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sindicato-dos-Terapeutas-do-Rio-de-Janeiro/115650508521105 
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15230818543113054039 
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117559740&refresh=1 
Twitter: https://twitter.com/sinterrj 
Picasa: https://picasaweb.google.com/114889252352774543967 
YouTube: http://www.youtube.com/user/sinterrj6?feature=mhee 
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730 

Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ