Esforço coletivo mantém dengue longe dos condomínios


Síndicos e moradores devem ser unir para combater o Aedes Aegypti nas áreas internas e externas.

O verão começou no dia 21 de dezembro e, além das chuvas que assolam várias partes do país, trouxe sol e calor, clima perfeito para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue. “A melhor forma de evitar a dengue é prevenir o nascimento dos transmissores. Por isso é importante que os moradores de condomínios e os síndicos estejam atentos aos cuidados que ajudam a manter o mosquito bem longe”, ressalta Carlos Samuel Silva Freitas, diretor comercial e de locações da PRIMAR Administradora de Bens.
O Aedes Aegypti é escuro, com listras brancas e é menor do que um pernilongo. O seu habitat de reprodução é criado quando há água parada e limpa. Normalmente os mosquitos da dengue picam durante o dia e não são possuem critérios para escolher as vítimas – homens, mulheres e crianças podem ser o alvo. “A comunicação é fundamental. O síndico pode promover uma campanha de conscientização em relação ao Aedes Aegypti e aos perigos que a dengue traz à saúde e estimular os moradores a participar de ações no condomínio”, recomenda.
A colocação de folhetos explicativos nos murais de avisos e nos elevadores pode ser uma estratégia eficaz no combate a dengue. O conteúdo deve apresentar ações que evitam a proliferação do mosquito na área interna dos imóveis e também nas áreas comuns. “A prevenção deve começar dentro do imóvel de cada condômino. Quem gosta de cuidar de plantas não deve deixar acumular água nos pratos dos vasos, sem contar que os recipientes devem ser lavados com uma bucha. Uma boa dica é substituir a água dos vasos por areia grossa umedecida”, destaca.
A dedetização interna também pode ser uma ferramenta contra a dengue. O procedimento deve ser feito por uma empresa especializada, que tenha profissionais com conhecimento técnico suficiente para eliminar os mosquitos adultos e as larvas. “A aplicação dos produtos deve ser feita no início da manhã ou no fim da tarde para obter melhores resultados. Antes da dedetização, o proprietário deve esclarecer todas as dúvidas com a empresa para evitar aborrecimentos posteriores”, observa Bárbara Silva Freitas, responsável pela área financeira e administrativa da PRIMAR.
As áreas comuns, especialmente as piscinas, jardins, ralos externos, caixa d’ água e canaletas que drenam a água da chuva, merecem atenção especial. “Os síndicos devem estar sempre atentos. Nas lajes a água não ser obstruída por lixo, mato ou objetos que impeçam seu escoamento total. Já as canaletas, ralos externos e internos podem ser protegidos com uma tela de nylon, que evita a entrada dos mosquitos e seu contato com a água parada. Colocar duas colheres de sal uma vez por semana nestes locais é outra medida que evita o surgimento de focos do mosquito”, afirma Bárbara.
As calhas devem ser verificadas constantemente, principalmente após períodos de chuva. É necessário fazer uma boa limpeza e eliminar locais que acumulam água dentro da calha. O cuidado com as piscinas é básico – tratamento com cloro, na quantidade adequada de acordo com o volume de água. “Se a piscina não for utilizada com frequência o recomendado é reduzir a quantidade de água e aplicar cloro no mínimo uma vez por semana. Se por algum motivo for necessário esvaziar a piscina, os funcionários podem aproveitar para fazer uma limpeza profunda”, aconselha Bárbara.
Normalmente as áreas comuns possuem banheiros que são utilizados ocasionalmente. Neste caso os vasos sanitários devem ser mantidos sempre com a tampa fechada e a descarga deve ser acionada toda a semana. “Até mesmo o fosso dos elevadores deve ser verificado. Há a possibilidade de o local acumular água e se tornar um ambiente propício para a reprodução do mosquito da dengue. Todas as precauções são essenciais e o esforço coletivo, dos funcionários do condomínio e dos moradores, garante o sucesso no combate a dengue”, acrescenta Freitas.

Primar Administradora de Imóveis
Site: http://www.primaradministradora.com.br/
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2195469953621198507
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117502847&refresh=1
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001194175270
Página no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Primar-Administradora/103513533031127
You Tube: http://www.youtube.com/user/PrimarAdministradora?feature=mhee
Twitter: http://twitter.com/#!/AdmPrimar
Blog: http://primaradministradora.blogspot.com/
Clipping Blog: http://clippingprimar.blogspot.com/
Flickr: http://www.flickr.com/photos/primaradm
E-mail: primar.adm@gmail.com
Fone: (21) 3297-8686
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, N° 324, grupo 212 CEP: 20770-000 Rio de Janeiro – RJ