Curso aborda terapia que ajuda no tratamento de traumas


Profissionais da área da saúde e terapeutas podem se especializar em Terapia Transgeracional e ampliar seu campo de atuação.

A capacitação profissional é fundamental para quem quer se manter no mercado de trabalho. Quem contrata está cada vez mais exigente – mesmo quando o patrão é o cliente ou consumidor de uma empresa ou profissional. Na área da saúde não é diferente. “Os profissionais da saúde devem estar sempre atentos às novidades, as novas abordagens e as descobertas do mundo científico”, ressalta a médica Laís de Siqueira Bertoche, psiquiatra e homeopata com pós-graduação em Terapia de Família, Hipnoterapia Regressiva e Constelação Familiar.
De olho nessa dinâmica do mercado, o Instituto de Terapia Transgeracional (ITT), localizado no Rio de Janeiro e criado por Bertoche, oferece o Curso de Formação em Terapia Transgeracional. O curso é voltado para profissionais que atuam no campo da saúde, terapeutas e todas as pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos ou exercer a Terapia Transgeracional a nível profissional. Essa abordagem psicoterápica mostrou-se tão eficiente, que duas alunas leigas resolveram cursar a faculdade de psicologia a fim de trabalhar com a Terapia transgeracional. “Esta é uma abordagem psicoterapêutica criada por mim e baseia-se principalmente nos conhecimentos da Ciência da Consciência, da Teoria dos Sistemas e dos Campos Mórficos, da Hipnoterapia Regressiva, da Constelação Familiar e da Terapia de Família”, explica.
O diferencial da Terapia Transgeracional é a eliminação de bloqueios que foram herdados da família de origem, a ancestralidade familiar e de vidas passadas, que é a ancestralidade espiritual. “Vivências traumáticas, medos, inseguranças, depressão, ansiedade, angústia, estados de transe e possessão e Síndrome do Pânico são problemas que podem ser tratados com a Terapia Transgeracional. Os resultados são muito bons e o paciente passa a viver de uma forma mais livre, sem o peso do passado em sua vida”, esclarece.
Para frequentar o curso é preciso ter conhecimento dos temas abordados nas oficinas “Terapia da Alma – estudos e práticas para o autoconhecimento”, ministradas no ITT. Esta exigência garante o nivelamento dos alunos e a compreensão do conteúdo abordado nas aulas. Para se certificar como Terapeuta Transgeracional, o aluno deve ter frequentado pelo menos75% das aulas, apresentar uma monografia no final do curso, ter se submetido a terapia didática, participar das Constelações Transgeracionais Sistêmicas de Grupo, ser aprovado na prova prática e participar das supervisões didáticas”, afirma.
O curso é dividido em fases. A primeira contempla quatro módulos semestrais, com aulas semanais. A segunda possui dois módulos semestrais, com supervisão semanal e iniciação ao atendimento supervisionado pelo coordenador. Concomitantemente, o aluno deve submeter-se à terapia didática, quando experimenta em si mesmo a abrangência dessa abordagem terapêutica na qualidade de paciente. “Isto possibilita a vivência prática do aluno e o entendimento da Terapia Transgeracional sob o olhar do paciente. A última fase é a supervisão didática continuada, que pode durar de um a dois anos”, enfatiza Bertoche.
Dentro de cada fase há uma série de assuntos que são estudados pelos alunos. O módulo I aborda a relação entre o terapeuta e o cliente, as funções psíquicas e a psicopatologia. O módulo II tem como conteúdo a temática “Herança Espiritual: teoria e prática da Hipnoterapia Regressiva”. O módulo III é sobre processos anímicos e estados de transe e possessão e o módulo IV aborda a herança familiar na teoria e na prática. “Estes módulos tem a duração de 96 horas/aula e podem ser cursados independentemente da ordem”, afirma a médica. Já os módulos V e VI tratam da Terapia Transgeracionalpropriamente dita e constam de aulas teóricas e práticas de campo, com ênfase na toma do caso (anamnese), genograma, conversas externalizadoras e integram os conhecimentos adquiridos ao longo dos quatro primeiros módulos. A carga horária de cada módulo é de 152 horas/aula e devem ser cursados na ordem e apenas depois de concluídos os quatro primeiros. “Nesta fase é obrigatório seguir o cronograma do curso, concluindo primeiro o módulo V e depois o VI. Todas as orientações são dadas por mim, sempre com a finalidade de esclarecer todas as dúvidas”, acrescenta.

Maiores informações pelo telefone  (21) 2257-2403 ou pelo site www.terapiatransgeracional.com.br . O curso terá início no dia 5 de abril de 2012.