Plástica levanta e modela os seios


Mastopexia pode ser indicada após a gravidez ou grande perda de peso. Procedimento também elimina a placidez das mamas.

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher e a geração de uma nova vida implica em grandes transformações no corpo. Além do ganho de peso, os seios ficam maiores devido à produção de leite materno e a pele fica mais flácida por causa do grande estiramento. “As mamas podem ficar caídas e com flacidez após o término do período de amamentação, fato que deixa muitas mulheres insatisfeitas com a sua imagem corporal. Perder muito peso também pode afetar os seios”, explica o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco.
De acordo com Pacheco, a mastopexia é a intervenção cirúrgica indicada para levantar os seios, eliminar o excesso de pele e acabar com a flacidez na região. As mamas ficam com aspecto mais jovem e a paciente se sente mais segura, confiante e com a auto-estima elevada. “Esta parte do corpo feminino é muito importante para a parte estética e sexual. Quando os seios ficam flácidos e caídos, a mulher tem vergonha de usar um biquíni, decote ou até mesmo ficar nua na presença do seu parceiro”, afirma o especialista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A mastopexia pode ser associada ao implante de silicone quando a paciente também deseja aumentar o volume dos seios. O médico destaca que não importa o tamanho das mamas, todas podem sofrer ptose, por isso em alguns casos os dois procedimentos podem ser associados. “O ideal é que as intervenções sejam realizadas em duas etapas. Na primeira é feita a mastopexia e na segunda é colocada a prótese de silicone. O intervalo entre cada etapa deve ser de três meses. Isto garante mais segurança a paciente e um resultado estético melhor”, observa.
Pacheco destaca que é possível realizar a mastopexia e o aumento dos seios no mesmo tempo cirúrgico, mas a recomendação vale apenas para pacientes que necessitem de um levantamento mais sutil ou quando a prótese não possui um grande volume. “Se a mastopexia tiver uma extensão maior ou o implante for grande e as duas intervenções forem realizadas simultaneamente, há o risco de haver o alargamento da cicatriz devido à pressão exercida pela prótese de silicone”, esclarece o cirurgião, mestre em Princípios da Cirurgia utilizando o laser.
As principais técnicas usadas na mastopexia são a periareolar, vertical ou âncora e a escolha depende do grau de ptose. A primeira é indicada para pacientes com seios levemente caídos, casos em que a quantidade de pele a ser removida é pequena. A incisão é feita somente ao redor da aréola e este é considerado o procedimento menos invasivo. “A vertical é indicada para seios com ptose moderada. A incisão é ao redor da aréola e entre ela e a marca abaixo do seio. Já a âncora é recomendada para mamas muito caídas. O corte é ao redor da aréola, verticalmente para baixo e na marca abaixo do seio”, aponta.
Na mastopexia ainda é possível reduzir o tamanho da aréola quando ela é desproporcionalmente maior do que o seio, promovendo equilíbrio a toda anatomia da mama. Em alguns casos, o procedimento pode deixar a cicatriz com uma cor mais clara, consequência que pode ser facilmente tratada com micropigmentação. “Quanto mais pele é retirada, maiores são as cicatrizes, porém, existem diversas técnicas que ajudam a esconder as marcas nas dobras naturais do corpo. Com o tempo, as cicatrizes ficam menos visíveis”, acrescenta.
A cirurgia pode durar de duas a quatro horas e a anestesia é geral. No período pós-operatório, a paciente deve evitar movimentos bruscos, não pode levantar os braços e nem fazer esforços físicos, dirigir ou se expor aos raios solares por, no mínimo, 30 dias. “É fundamental usar sutiã especial pós-cirúrgico, produzido com malha elástica específica, e realizar sessões de drenagem linfática para reduzir o inchaço”, finaliza Pacheco, proprietário e diretor da Clínica Michelangelo de Cirurgia Plástica, localizada na cidade de Curitiba, no Paraná.

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 - PR)

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Site: http://www.kohlerortofacial.com.br

Blog: http://gersonkohler.wordpress.com

E-mail: kohler1@uol.com.br

Fone: 41 3224.4883/3013-0183

Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.