Motivação pode garantir o sucesso de uma cirurgia plástica

Com expectativas realistas, pacientes podem se beneficiar das mudanças no corpo.


No Brasil, são realizadas mais de 1900 cirurgias plásticas todos os dias. Implante de silicone, lipoaspiração, rinoplastia, otoplastia e lipoescultura estão entre os procedimentos mais pedidos pelos pacientes. De acordo com o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, existem diversas motivações que encorajam homens e mulheres a passar pelo bisturi. "A principal é, sem dúvida, o desejo de se sentir bem com a sua aparência. A plástica tem a capacidade de promover mudanças externas que se refletem no interior das pessoas", afirma o médico.

A insatisfação com alguma parte do corpo é o primeiro passo para pensar na possibilidade de se submeter a uma cirurgia plástica. Outro fator que contribui para a decisão é a limitação física - em alguns casos, a prática de exercícios físicos não é suficiente para deixar mais visível determinado grupo muscular ou queimar aquela gordurinha indesejada. "A alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos é fundamental antes e depois da plástica. As operações não visam o emagrecimento, a perda de peso é consequência da redução da gordura corporal para equilíbrio da silhueta", explica.

As intervenções cirúrgicas, com finalidade reparadora ou estética, podem trazer diversos benefícios quando são motivadas por fatores concretos e não apenas por questões emocionais. Afinal, a plástica não tem o poder de reatar um casamento, acabar com uma frustração amorosa ou resolver problemas psicológicos. "Algumas pessoas tem distorção da sua própria imagem, como ocorre em indivíduos diagnosticados com anorexia e bulimia. Outras pensam que mudar o corpo irá resolver os problemas da vida ou trazer recompensas como uma promoção no trabalho", ressalta.

Pacheco destaca que pacientes com falsas motivações são os mais propícios a ficarem insatisfeitos com o resultado da cirurgia, já que ela não é capaz de suprir as suas expectativas. Para evitar este tipo de situação, o cirurgião deve conversar de maneira clara e objetiva durante as consultas pré-operatórias. "O médico precisa ser sensível e identificar as razões reais pelas quais o paciente tomou esta decisão. É normal querer se sentir mais bonito e com auto-estima elevada, o perigo está quando a operação é vista como uma mágica para resolver questões que fogem do seu alcance", observa.

O cirurgião também deve esclarecer todas as dúvidas do paciente, explicar o procedimento detalhadamente e enfatizar as limitações técnicas e físicas do organismo. O profissional ainda deve perceber se o indivíduo está passando por alguma transformação importante na sua vida pessoal ou profissional. "Não é recomendado se submeter à cirurgia plástica em um momento conturbado, no qual o período de recuperação poderá ser atropelado por outros acontecimentos. O corpo precisa de tranquilidade para se recuperar e apresentar bons resultados", declara.

As motivações delas

Em geral, as mulheres decidem se submeter à cirurgia plástica para deixar o corpo mais modelado, com as proporções equilibradas. Após a gravidez, o principal desejo é eliminar a flacidez, retirar o excesso de tecido e melhorar o contorno dos seios, que muda com a amamentação. "Muitas mamães gostam do aumento do seio proporcionado pela produção de leite materno e colocam a prótese de silicone nas mamas após o fim da amamentação", comenta Pacheco, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e mestre em Princípios da Cirurgia utilizando o laser.

As motivações deles

Os homens optam pela cirurgia plástica para deixar os músculos mais evidentes, como ocorre em procedimentos como a lipoaspiração, ou para obter a projeção desejada em alguma parte do corpo difícil de obter hipertrofia. "A panturrilha, por exemplo, é uma região que pode receber um implante de silicone para aumentar a sua projeção. Mesmo com exercícios físicos pesados, alguns homens não conseguem que o músculo cresça o suficiente para dar equilíbrio ao corpo", acrescenta o médico, proprietário da Clínica Michelangelo de Cirurgia Plástica, em Curitiba (PR).

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)

Cirurgião Plástico

Site:  http://www.alplastica.com/

Blog: http://draldersonluizpacheco.wordpress.com

Email:  plastica.pacheco@yahoo.com.br

Fone: 41 3022-4646      

Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR