Sudeste oferece atrações para todos os gostos


Eventos e áreas culturais, região serrana, praias e ecoturismo são apenas algumas das opções para os turistas.

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo são os quatro estados que compõe a região sudeste do Brasil. Com a maior concentração populacional do país, este pedaço do território brasileiro tem mais de 80 milhões de habitantes de acordo com dados de 2010 do IBGE. É a região mais desenvolvida do país, com altos índices de urbanização e concentração de riqueza. Para os turistas o sudeste guarda lindas paisagens, praias, regiões serranas, cidades histórias, diversidade cultural, monumentos e gastronomia regional e internacional.

Para conhecer o Espírito Santo basta escolher a rota turística desejada. O estado é dividido em oito rotas diferentes, que levam ao litoral, turismo religioso, agroturismo, passeios náuticos e ecoturismo. “A capital Vitória tem um arquipélago com 34 ilhas e 891,8 hectares de manguezais. Também vale a pena conhecer a Praia da Costa, na cidade de Vila Velha. A culinária capixaba é famosa e o prato mais pedido é a moqueca”, destaca Aldo Siviero, diretor do portal iTrip e vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RJ).

Em Minas Gerais as rotas são separas em circuitos turísticos, levando em consideração as características de cada região. As cidades históricas, entre elas Ouro Preto, Tiradentes, Congonhas do Campo, Mariana e Sabará, são parada obrigatória. “Em Minas os visitantes podem se deliciar em rios, vales e cachoeiras da região serrana, conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, praticar esportes radicais ou ecoturismo. Os pacotes de viagemoferecem várias opções de hospedagem nas quais é possível saborear a gastronomia mineira”, acrescenta.

Na metrópole paulista a diversidade reúne pessoas de estilos e culturas bem distintas. Para quem visita São Paulo as principais atrações são os teatros, cinemas, museus, centros culturais, casas noturnas, lojas em ruas de comércio especializado, shoppings e mais de 12 mil restaurantes com comidas de inúmeras nacionalidades. “O turista pode aproveitar para conhecer parques e áreas verdes, participar de eventos culturais e esportivos, congressos, ir em parques temáticos e shows”, aponta.

O estado carioca dispensa apresentações, mas é impossível não comentar suas conquistas. A capital foi escolhida para sediar os jogos olímpicos de 2016, receberá importantes jogos da Copa do Mundo em 2014 e está obtendo grandes avanços na luta contra a violência. “Conhecer o Cristo Redentor, as belas praias cariocas, andar de bicicletas na orla da Zona Sul (onde fica Copacabana e outros bairros nobres), frequentar a vida noturna da Lapa e ir até o Parque Lage, no bairro Jardim Botânico, é o roteiro básico para os turistas”, afirma.

Em uma viagem curta não é possível conhecer todas as belezas e cultura da região sudeste. O melhor é escolher um estado por vez e aproveitar a estadia. Para não gastar muito é só ficar atento as ofertas coletivas e se divertir. “O iTrip agrega as ofertas dos melhores sites de compra coletiva de turismo. O internauta consegue desconto em hotéis, passagens aéreas, passeios e refeições em restaurantes. Assim fica mais fácil e barato conhecer o Brasil”, considera Siviero.
Saiba mais no site: http://www.itrip.com.br