Estabelecimentos oferecem conforto, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes para evitar transtornos.
Os hotéis são estabelecimentos de hospedagem que tem como objetivo acomodar os viajantes de maneira confortável e aconchegante. Existem categorias que determinam as características do hotel e este tipo de empreendimento é classificado de um a cinco estrelas. Quanto mais estrelas, mais espaço e luxo, o que não significa que um hotel com menor classificação não seja confortável também, tudo depende da expectativa do cliente. “Se a pessoa deseja apenas uma noite para descansar, os hotéis com até duas estrelas podem ser o suficiente”, aponta Aldo Siviero, diretor do portal iTrip.
Os hotéis com até duas estrelas são os mais simples, oferecem quartos pequenos e muitas vezes sem TV e ar-condicionado. Já os estabelecimentos com três e quatro estrelas possuem uma infra-estrutura melhor, quartos mais amplos e serviços prestados com maior qualidade. Os de cinco estrelas são o que existe de melhor, com estrutura espaçosa e muito luxo. “Os marinheiros de primeira viagem, que nunca se hospedaram em um hotel, devem ficar atentos a algumas orientações importantes que ajudam a aproveitar melhor a estadia”, observa.
A reserva do quarto pode ser feita por telefone, pessoalmente ou pela internet. Para evitar transtornos o ideal é anotar todas as informações passadas e os dados dos hóspedes devem ser revisados para se certificar de que está tudo correto. “Ao chegar no hotel o hóspede deve se dirigir a recepção, anunciar a sua reserva e então seguir as orientações para ir até o quarto. Ao entrar a porta deve ficar aberta e o hóspede deve vistoriar os armários, banheiros e até mesmo debaixo dos móveis, para garantir a sua segurança e a higiene”, recomenda.
Mesmo com os avisos que podem ser colocados do lado de fora da porta, como o ‘Não Perturbe’, a porta deve ser trancada internamente. Os documentos, objetos valiosos e equipamentos eletrônicos podem ser guardados dentro do cofre. “Alguns hotéis possuem cofres nos quartos ou oferecem o serviço na recepção. Se não houver nenhum local mais seguro para guardar os pertences, uma boa dica é deixar tudo dentro da mala e trancá-la com um bom cadeado”, orienta Siviero, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RJ).
Para não ficar perdido em caso de emergência e também para se familiarizar com o local, o hóspede deve reservar alguns minutinhos para analisar o mapa do hotel. Mesmo que não dê para memorizar todos os caminhos, os mais importantes, como as saídas de emergência, devem estar em mente. “Se tiver alguma dúvida não hesite em perguntar a algum funcionário do hotel. No caso de pacotes de viagem várias questões podem ser esclarecidas pelo agente. Se a compra for feita por meio de ofertas coletivas a melhor alternativa é obter todas as informações possíveis, seja pela internet ou pelas referências de quem já esteve no local”, acrescenta.
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