Com acesso um pouco restrito região mantém paisagens conservadas.
O nordeste brasileiro não perde em beleza para outros paraísos naturais. Jericoacoara, praia do município de Jijoca de Jericoacoara no estado do Ceará é mais uma prova de que o território nacional tem recantos naturais para ninguém botar defeito. Eleita como uma das 10 praias mais bonitas do mundo pelo jornal norte-americanoWashington Post, ‘Jeri’, como é chamada afetivamente pelos nativos, faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e está localizada a 318 quilômetros de Fortaleza.
Dunas, lagoas doces e salgadas com água transparente, praias desertas e coquerais formam um cenário de encher os olhos. O lugar é perfeito para praticar windsurf e o kitesurf em qualquer época do ano. “Para chegar a Jericoacoara é preciso passar por Jijoca. Lá os turistas encontram restaurantes, supermercados, postos de combustível, bancos e outros comércios. Devido às dificuldades do trajeto até a praia de Jeri, que exige tração 4 x 4, o ideal é deixar o carro em algum dos vários estacionamentos e pegar uma condução para continuar a viagem”, explica Aldo Siviero, diretor do portal iTrip.
O transporte entre Jijoca e Jericoacoara pode ser feito nas tradicionais jardineiras. Vários hotéis incluem este serviço na tarifa, por isso é recomendado obter todas as informações. “No meio do caminho a paisagem muda constantemente, tornando a presença de um guia essencial. É preciso passar por dunas, riachos e até lagos formados pela água da chuva. O esforço vale a pena, afinal ver o pôr do sol em cima de uma duna gigante, conhecer a Pedra Furada – cartão postal da região – e descansar em redes montadas dentro da água é inesquecível”, ressalta.
A Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso tornam o passeio ainda mais agradável. Quem quiser pode conhecer as praias em cima do buggy, com ou sem emoção. Por ser uma APA a região apresenta paisagens conservadas e os turistas devem ficar de olho para não transgredir nenhuma regra. “São cuidados básicos, como não jogar lixo em qualquer lugar e evitar intervenções em determinados locais para manter a natureza preservada”, observa Siviero, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RJ).
Em Jericoacoara há várias pousadas, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e bares que oferecem opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos. “Uma boa pedida é dar uma olhada nas ofertas coletivas, que garantem descontos em pousadas, passeios e transporte. Algumas ofertas oferecem roteiros com mais de um destino, como a opção que inclui Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba. Os pacotes de viagemsão vantajosos para quem gosta de planejar a viagem com antecedência e parcelar o valor”, acrescenta.
Saiba mais no site: http://www.itrip.com.br/