Crescimento inadequado do rosto favorece distúrbios do sono

Ronco, respiração bucal, olheiras e dificuldades de aprendizado são alguns dos sinais que revelam problemas que afetam o sono.


Insônia, apnéia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas e atraso de fase de sono são alguns dos distúrbios que prejudicam o sono e podem afetar adultos e crianças. Na infância, o desenvolvimento incorreto do rosto, principalmente em relação à maxila e mandíbula, está associado aos outros sintomas do problema. De acordo com o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, o ronco e a apnéia na fase infantil também são causados pelo crescimento exagerado da adenoide e das amigdalas, obstruções no nariz e rinite alérgica.

As anomalias dentofaciais, que afetam a boca e todo o seu conteúdo, estão diretamente ligadas aos distúrbios do sono. Como consequência, as más noites de sono e as dificuldades respiratórias agravam o quadro e intensificam as alterações na formação do rosto. “A face fica com uma característica longa, a mandíbula com um formato mais verticalizado, o palato – ou céu da boca – mais profundo e a arcada superior se torna estreita e se projeta, dando a aparência de ‘dentuço’. Neste contexto, os dentes tem dificuldade para nascer e o seu posicionamento é incorreto”, explica.

Gerson ressalta que os distúrbios do sono favorecem a respiração bucal, condição extremamente danosa para o desenvolvimento infantil e a saúde em geral. A mordida fica aberta, isto é, os dentes superiores não conseguem ficar em contato com os inferiores e a arcada dentária não possui o espaço necessário para a erupção dentária correta. “Isto demonstra como os problemas ortodônticos são provocados pelas alterações ortopédicas faciais. Além do crescimento ósseo inadequado, as alergias respiratórias e os hábitos bucais nocivos estimulam a respiração pela boca”, afirma.
A criança apnéica sofre, pelo menos, dez episódios de breves paradas respiratórias durante a noite. A interrupção da respiração fragmenta o sono e afeta progressivamente o crescimento e desenvolvimento dos ossos e da musculatura facial e do corpo como um todo. “A liberação do hormônio do crescimento acontece durante as fases mais profundas do sono. Com a fragmentação, este processo fica alterado e influencia de maneira geral o crescimento corporal”, alerta Juarez F. W. Köhler, ortopedista facial e ortodontista, membro especialista da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), filiada à World Federation of Orthodontists (WFO – USA).

Juarez destaca que os pais devem ficar atentos aos sintomas noturnos e diurnos que as crianças com distúrbios do sono podem apresentar e aponta os principais indicadores desta condição.

Sintomas noturnos:
- Roncos;
- Posições inadequadas ao dormir;
- Boca aberta com salivação;
- Dificuldade para acordar;
- Queixas de cansaço ao levantar da cama;
- Despertares frequentes durante a noite;
- Insônia;
- Enxaquecas;
- Movimentos excessivos de braços e pernas;
- Sonambulismo, falar durante o sono e terror noturno;
- Interrupções da respiração durante o sono;

Sintomas diurnos:
- Dores de cabeça matinais;
- Respiração bucal;
- Rosto com ar de cansado;
- Olheiras;
- Sonolência;
- Fadiga;
- Problemas comportamentais, como hiperatividade, agressividade e irritabilidade;
- Dificuldades de concentração e aprendizado;
- Desempenho escolar ruim;
- Problemas de memória.

Entre as várias estratégias de tratamento que devem ser utilizadas está o retreinamento da respiração após a liberação das obstruções da via respiratória nasal. A criança precisa se habituar a utilizar o nariz - e não a boca - para respirar. “As questões anatômicas do rosto infantil devem ser consideradas no diagnóstico dos distúrbios do sono para que o problema seja terapeuticamente bem administrado, de maneira interdisciplinar, por ortodontistas, ortopedistas faciais, otorrinopediatras, fonoaudiólogos mioterapeutas; pediatras  e médicos do sono”, acrescenta Gerson, integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.

Fonte: Gerson I. Köhler, ortopedista facial e ortodontista, membro especialista da ABOR - Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada à World Federation of Orthodontists (WFO), USA

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
Blog: http://gersonkohler.wordpress.com
E-mail: kohler1@uol.com.br
Fone: 41 3224.4883/3013-0183
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.