Seios e barriga são alvo da plástica depois da gravidez


Correção das mamas, implante de silicone, lipoaspiração e abdominoplastia são as queridinhas de quem passou pela gestação.

Ser mãe é o sonho da maioria das mulheres. Depois de nove meses carregando o bebê em seu ventre, a mulher dá a luz e começa uma nova fase na vida da família. Além dos cuidados com o recém-nascido, a mais nova mamãe tem que cuidar do corpo para minimizar as sequelas deixadas pela gestação. “O corpo muda com a maternidade. Os seios aumentam, a barriga cresce e a pele fica sensível. Após o parto, surgem as indesejadas estrias, a flacidez e o acúmulo de gordura na região abdominal”, afirma o médico Alderson Luiz Pacheco, especialista em cirurgia plástica.
A distensão que a pele sofre por causa do crescimento da barriga e dos seios durante o período da gestação corresponde ao aumento de peso de 30 a 40 quilos. Ou seja, em poucos meses o organismo sofre mudanças drásticas e em um só dia perde boa parte do que ganhou com o parto. “Este estiramento provoca a redução na produção de fibras de colágeno, diminuindo a elasticidade. Como consequência surgem as estrias e a flacidez, que também são influenciadas por fatores genéticos”, explica Pacheco, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Nenhum método é capaz de eliminar totalmente as estrias da gravidez ou do aumento de peso excessivo. Uma alternativa é recorrer à cirurgia plástica, que ao retirar a pele afetada, consegue corrigir o problema. “As estrias são cicatrizes irreversíveis, por isso somente a retirada da pele pode eliminá-las. Mais do que um procedimento estético, a plástica surge como um alívio para as mulheres que ficam complexadas com o corpo e tem baixa auto-estima, melhorando a parte visual e os aspectos psicológicos”, destaca.
Com o enfraquecimento das fibras colágenas que sustentam os tecidos do organismo, a pele e a musculatura podem ficar flácidas. A flacidez superficial atinge apenas a pele e a mais profunda afeta os músculos e é mais comum em pessoas sedentárias e que não possuem uma alimentação equilibrada. “Os seios não ficam flácidos por causa da amamentação e sim pela produção de leite, que aumenta o tamanho das mamas, estirando a pele. Já o abdômen sofre flacidez por causa do aumento de peso e dos fatores hormonais. Os ligamentos ficam mais frouxos para a barriga poder crescer”, esclarece.
Entre as intervenções mais pedidas por quem ficou grávida estão a correção da flacidez das mamas, o implante de prótese de silicone nos seios, a lipoaspiração e a abdominoplastia. “A produção de leite proporciona um volume maior nos seios, fato que motiva a realização da cirurgia de implante de silicone na região. A mulher deve esperar pelo menos seis meses após a amamentação para colocar a prótese. A paciente deve lembrar que alguns movimentos com os braços ficam restritos no período pós-cirúrgico, por isso ela precisará de ajuda para cuidar do bebê”, observa.
Para eliminar as gorduras localizadas, as melhores técnicas são a lipoaspiração e a abdominoplastia. Pacheco lembra que a paciente deve ter uma alimentação controlada e realizar exercícios físicos, de acordo com a orientação médica, antes da plástica. Quanto mais próximo ela estiver do seu peso adequado, melhor, afinal a operação tem como objetivo harmonizar o corpo e não diminuir o peso corporal. “Os cuidados se estendem durante a recuperação e os resultados podem ser insatisfatórios se não houver disciplina”, ressalta.
De acordo com o cirurgião plástico, a mulher só pode ser submetida a algum procedimento cirúrgico de oito meses a um ano depois do parto. O ideal é que o período de amamentação já tenha terminado, pois dependendo do tipo de anestesia ou da cirurgia, a intervenção pode ser contra-indicada. “O organismo fica alterado com a gestação. A pressão fica desregulada, o sistema imunológico enfraquecido e o fluxo de sangue diminui. O estado normal do corpo só é retomado alguns meses após o fim da amamentação. Para minimizar os riscos, é necessário respeitar este tempo”, orienta.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Fone:             41 3022-4646            
Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR