Academia Brasileira de Coaching adere ao Pacto Global


A ABRACOACHING assinou a carta-compromisso "Contribuição Empresarial para a Promoção da Economia Verde e Inclusiva".
Direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção são os temas que deram origem aos 10 princípios do Pacto Global, uma iniciativa desenvolvida por Kofi Annan, ex secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O principal objetivo do pacto é incentivar as empresas, em âmbito internacional, a adotar valores fundamentais nas áreas citadas e incluí-los em suas práticas de negócios. Empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e agências da ONU participam da iniciativa em prol de um mercado global inclusivo e igualitário.

Para se engajar no Pacto Global é necessário assinar uma carta-compromisso e preencher o formulário de adesão online. Até o dia 13 de junho, início da conferêcia Rio+20, mais de 220 empresas e organizações brasileiras aderiram a ele. A Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING) foi uma delas. "Isso foi muito importante para a academia e demonstra que temos consciência da nossa responsabilidade social. Todos os princípios do pacto passarão a fazer parte das práticas da ABRACOACHING", afirma Bruno Juliani, presidente da empresa.

Os 10 princípios universais defendidos pelo Pacto Global derivaram da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Com base neste conteúdo, são criados documentos para firmar o compromisso da comunidade empresarial. A carta-compromisso "Contribuição Empresarial para a Promoção da Economia Verde e Inclusiva" é um exemplo e foi assinada pela ABRACOACHING.

O Pacto Global incentiva o respeito e a não violação dos direitos humanos; a abolição do trabalho infantil e de todas as formas de trabalho forçado e de discriminação no emprego; o reconhecimento do direito à negociação coletiva; a prevenção de problemas ambientais; o desenvolvimento de ações que promovam a responsabilidade ambiental; a criação de tecnologias ambientalmente corretas; e o combate à corrupção em todas as suas formas. "Nós vamos estimular nossos colaboradores, fornecedores e clientes a fazer parte desta rede e a incluir esses valores em suas ações", destaca Juliani.

Atualmente, mais de 5.200 organizações são signatárias do Pacto Global e estão articuladas em 150 redes ao redor do mundo. São empresas de diversos setores da economia e de diferentes regiões geográficas que desejam crescer de maneira responsável, considerando os interesses e preocupações da sociedade. "A Academia Brasileira de Coaching atua com a formação de profissionais nas mais variadas áreas do coaching, uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional. Acredito que adotar os princípios do Pacto Global é essencial para a formação de pessoas", ressalta.

Juliani afirma que o Pacto Global chama a atenção por ser uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do desenvolvimento sustentável e da cidadania. "Por não ser um código de conduta obrigatório ou um instrumento regulatório, fazer parte deste pacto significa ter um posicionamento de comprometimento com a sociedade e buscar práticas inovadoras para que a empresa e todos ao seu redor cresçam e se desenvolvam juntos, sem violar direitos ou prejudicar o meio ambiente", acrescenta Juliani, instrutor dos cursos de formação em coaching da ABRACOACHING.

Academia Brasileira de Coaching

Bruno Juliani - Diretor Geral|Master Coach

(21)3619-8897

atendimento@abracoaching.com.br

http://www.abracoaching.com.br