Coaching ajuda a entrar no mercado de trabalho


Ter foco é fundamental para conquistar a almejada vaga de emprego.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a qualificação é fundamental para se destacar em meio à multidão. O currículo é a chave da porta de entrada da empresa e depende do candidato a abertura da fechadura. “O candidato deve ter diferenciais extracurriculares como idiomas, cursos de liderança ou comunicação, domínio de programas de informática e objetivos bem definidos sobre sua trajetória profissional”, destaca Bruno Juliani, master coach trainer pela Graduate School of Master Coaches (BCI-EUA) e diretor geral da Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching).
O currículo serve de chamarisco para a entrevista, mas não é o suficiente para que o selecionador saiba qual é o melhor candidato. Por isso o momento da conversa olho no olho é fundamental. “O candidato deve estar preparado para enfrentar esta situação. É preciso pesquisar sobre a empresa e analisar quais as competências que podem contribuir com a organização. Outra dica é ter em mente três pontos fortes ou comportamentos para serem evidenciados, de maneira sucinta, caso seja feita alguma pergunta com relação a isso”, recomenda.
As empresas buscam profissionais completos e que estejam prontos para encarar os desafios organizacionais. Para se aproximar do cargo desejado, o candidato deve mostrar que está pronto para isso e que compreende a importância do trabalho em equipe. “O profissional é uma peça de uma engrenagem maior e cada parte é responsável pelo funcionamento adequado do todo. Os avaliadores buscam pessoas que queiram mais do que um salário no fim do mês, que busquem aumentar as suas experiências profissionais e ter sucesso e crescimento”, ressalta.
Na hora da entrevista o nervosismo é o grande vilão. Bons candidatos podem se auto-prejudicar se não houver o controle da situação. O ideal é manter a calma, falar de forma positiva e ser o mais honesto possível. “O candidato deve fazer perguntas sobre metas e objetivos e as questões devem ser feitas como se ele mesmo já tivesse sido contratado. Não é o momento para falar de assuntos sobre as obrigações da empresa para com o futuro colaborador”, ensina Juliani, que também possui formação em Trainer e Master Practitioner em Programação Neurolinguística.
O especialista explica que o tom da conversa depende do estilo do entrevistador. O candidato deve acompanhar este perfil – se o avaliador for mais informal e fizer perguntas pessoais não há problema em conversar de maneira informal. “Caso contrário, se o entrevistador tiver um perfil mais técnico e objetivo, o candidato deve ser mais sério e direto nas respostas. Gírias não devem fazer parte da conversa e o profissional que está concorrendo à vaga deve ser confiante, mas não a ponto de ser considerado marrento. Ter equilíbrio é essencial”, acrescenta.
Mesmo seguindo todas as dicas, muitos profissionais não conseguem ter êxito ao final do processo de seleção. Juliani enfatiza que o coaching é um método que pode ajudar a conquistar o cargo almejado. “Em várias situações o que falta é foco. A receita do sucesso é foco somado à ação. Ter foco é saber gerir de maneira eficiente o tempo, ter um objetivo como prioridade e eliminar as dispersões para alcançar o resultado mais rapidamente. A ação é fazer algo diferente para alcançar a meta, saindo da zona de conforto”, esclarece.
Para auxiliar quem deseja alcançar suas metas, a Academia Brasileira de Coaching oferece vários cursos de formação em coaching. Além disso, no site da instituição há diversos profissionais de coaching dispostos a ajudar pessoas na gestão de suas carreiras. Juliani observa que as pessoas buscam o curso para atuar como coaching profissional, se tornarem melhores gestores ou líderes ou para se tornar seu próprio coach. “A metodologia é internalizada e pode ser utilizada para beneficiar a vida pessoal e profissional. O treinamento é completo e ensina como alcançar e manter os resultados, um aprendizado importante para qualquer profissional”, pontua o especialista.

Academia Brasileira de Coaching
Bruno Juliani - Diretor Geral|Master Coach
(21)3619-8897|(21)9123-3029