Rio de Janeiro tem metro quadrado mais caro do Brasil


Investimentos na segurança, crescimento da economia e expansão da oferta de crédito contribuíram para valorização imobiliária.

Praias lindas e badaladas, pontos turísticos com fama internacional e investimentos robustos em infra-estrutura e segurança tornam a capital carioca um bom lugar para se viver. As vantagens se refletem nos preços praticados no mercado imobiliário da região, uma dos mais altos do Brasil. “Em várias capitais o valor do metro quadrado está ficando mais caro devido a inflação e a organização da Copa do Mundo de 2014, mas o Rio de Janeiro é a cidade que apresenta a maior alta”, destaca Bárbara Silva Freitas, responsável pela área financeira e administrativa da PRIMAR Administradora de Bens.
De acordo com dados do índice desenvolvido e calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o Rio foi a região que registrou o maior aumento no preço do metro quadrado de imóveis. O índice, que monitora Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Recife e o Distrito Federal, apontou que enquanto a média das sete regiões é de 29,4%, a capital fluminense chegou a 41,3%. Em segundo lugar ficou Recife, com 30,4% de aumento. “O Leblon é o bairro que tem o metro quadrado mais caro do país, o preço ultrapassa os 16 mil reais”, observa.
A região carioca que teve o menor valor foi a de Anchieta, R$ 1.058. Os números somam o acumulado em 12 meses, de setembro de 2010 a setembro de 2011, sendo que neste período o preço médio do metro quadrado teve um aumento de quase 30%. O cálculo feito com os valores praticados apenas este ano apontam uma alta de 21,3% nas regiões pesquisadas. “Nos últimos três anos o valor do metro quadro no Rio de Janeiro sofreram uma alta de 144%. Em segundo lugar está São Paulo, com um aumento de 113%”, aponta Carlos Samuel Silva Freitas, diretor comercial e de locações da PRIMAR.
Em novembro, sétimo mês seguido de desaceleração, o preço dos imóveis se estabilizou, com uma valorização de 1,4%, a menor dos últimos 15 meses. Mesmo assim o índice possui um acumulo de 25% na valorização e é considerado um dos mais altos do mundo. “Quem deseja comprar um imóvel e já andou pesquisando sabe que a conta está um pouco salgada. No Rio de Janeiro os imóveis tiveram aumenta bem acima da inflação e, mesmo com a grande oferta de crédito imobiliário, isto dificulta a aquisição de novos bens”, ressalta Freitas.
Antônio José da Silva, presidente da PRIMAR, explica que vários fatores contribuíram para esta valorização tão significativa no valor dos imóveis. Os incentivos do poder público na área da habitação, o crescimento da economia, o aumento da renda e principalmente a expansão do crédito e a confiança do consumidor intensificaram a movimentação do mercado imobiliário. “A tendência é que os índices do valor médio do metro quadrado alcancem o seu ápice em 2012 no Rio de Janeiro. Especificamente no caso carioca os investimentos por causa da Copa e das Olimpíadas, a pacificação de favelas e a demanda superior à oferta empurraram os preços para cima”, enfatiza.
Segundo a FIPE, em novembro o metro quadrado no Leblon teve o preço médio acima dos 17 mil reais, enquanto Ipanema registrou valores acima de 15 mil reais e é considerado o segundo bairro mais caro do Brasil. “Com as novas estratégias do governo na área da segurança os valores irão ficar mais altos não apenas nas regiões nobres da cidade, mas também em locais que estavam com o preço defasado em até 30%. O entorno das favelas pacificadas obtiveram uma significativa valorização, fato que agrada os moradores e proprietários de imóveis”, acrescenta Silva.  

Primar Administradora de Imóveis
Site: http://www.primaradministradora.com.br/
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2195469953621198507
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117502847&refresh=1
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001194175270
Página no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Primar-Administradora/103513533031127
You Tube: http://www.youtube.com/user/PrimarAdministradora?feature=mhee
Twitter: http://twitter.com/#!/AdmPrimar
Blog: http://primaradministradora.blogspot.com/
Clipping Blog: http://clippingprimar.blogspot.com/
Flickr: http://www.flickr.com/photos/primaradm
E-mail: primar.adm@gmail.com
Fone: (21) 3297-8686
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, N° 324, grupo 212 CEP: 20770-000 Rio de Janeiro – RJ