Cirurgia aumenta o volume dos lábios


Queiloplastia deixa boca mais sensual e de quebra ameniza as rugas da região.

Ter uma boca carnuda e sensual é o sonho de muitas mulheres, principalmente com o sucesso de divas do cinema como Angelina Jolie, que desfilam com os seus “super” lábios por aí. Para quem não aguenta mais ter os lábios finos uma solução para ter a boca dos sonhos é a cirurgia plástica. “A chamada queiloplastia é a cirurgia que tem como objetivo aumentar o volume dos lábios”, explica o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Mas quem acha que basta ir para a mesa de cirurgia para ficar com lábios de dar inveja a qualquer mortal, está enganado. Pacheco ressalta que a expectativa dos pacientes muitas vezes é maior do que os limites reais. “Ninguém chega e diz que quer lábios que combinem com a harmonia do seu rosto. A referência é sempre de alguma atriz famosa ou modelo. E é aí que entra a responsabilidade do médico, de explicar as possibilidades e mostrar o que mais irá combinar com o rosto do paciente, sem criar falsas esperanças”, enfatiza.

Os novos contornos devem estar em harmonia com os traços do paciente, levando em consideração a altura e localização do nariz, do queixo e outras características que influenciam o equilíbrio da estética facial. “Esta cirurgia ainda proporciona outro resultado que agrada e muito as mulheres. Como a técnica proporciona o aumento do volume dos lábios, as rugas da região são minimizadas, deixando o rosto mais jovial. Além de se sentir mais bonita e sensual, a paciente fica mais jovem com apenas uma cirurgia”, afirma.

A técnica, também conhecida como bardotização – em referência a boca da atriz francesa Brigitte Bardot, símbolo sexual dos anos 60 – remodela o contorno dos lábios da boca. A espessura aumenta e o arco de cupido é refeito. “O cirurgião faz um desenho em volta da boca para ter uma referência na hora de realizar a cirurgia. Os traços indicam os locais onde as incisões devem ser feitas para que os lábios fiquem com a forma e o volume desejado pelo paciente”, esclarece o médico, proprietário da Clínica Michelangelo de Cirurgia Plástica, em Curitiba.

Após as incisões a mucosa dos lábios é levantada até a linha desenhada. A cirurgia é rápida, normalmente tem a duração de uma hora e a anestesia é local com sedação. “As recomendações pré-operatórias são as mesmas de outras intervenções plásticas. Suspender o uso de medicamentos a base de ácido acetil-salicílico 15 dias antes e 15 dias depois da operação, fazer jejum de oito horas antes da cirurgia, não fumar nem consumir bebidas alcoólicas e fazer todos os exames solicitados pelo médico”, aponta.

No período pós-operatório o paciente deve ficar longe de exercícios físicos e práticas esportivas durante no mínimo 15 dias, o retorno ao trabalho e estudos é liberado 10 dias depois do procedimento e as bebidas alcoólicas e o fumo são proibidos, pois prejudicam a cicatrização. “No início a alimentação deve ser líquida e gradualmente é substituída por alimentos pastosos, principalmente durante a primeira semana. Os dentes devem ser escovados com cuidado e durante os primeiros cinco dias pode haver inchaço e dores”, observa.

Outra recomendação importante é evitar a exposição solar por no mínimo um mês, pois os raios do sol podem causar o escurecimento da cicatriz. As marcas da cirurgia são quase imperceptíveis e podem ser camufladas com o uso de batom. “A queiloplastia pode ser realizada tanto no lábio superior quanto no inferior, tudo depende do desejo do paciente e da conversa com o cirurgião plástico. Em alguns casos é necessária a intervenção em ambos os lábios, para que o resultado fique proporcional e dê mais naturalidade a boca”, acrescenta.