Profissionais que definem metas e se programam para atingí-las têm mais sucesso profissional.


As mudanças constantes no mercado de trabalho exigem dos profissionais raciocínio rápido, jogo de cintura e objetivos bem definidos. Elaborar um plano de carreira é a melhor forma para enfrentar os desafios que podem surgir pelo caminho e ter sucesso na área profissional. "Planejar a carreira é fundamental. Além de contribuir para a concretização de metas do próprio indivíduo, minimiza o desgaste provocado por situações inesperadas, como desemprego ou dificuldade de recolocação no mercado", afirma o master coach Bruno Juliani.

Com um plano de carreira bem definido é possível equilibrar a vida pessoal e profissional e assegurar mais qualidade para os relacionamentos familiares e sociais. Segundo Juliani, presidente da Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING), esse planejamento é necessário para avançar na v ida profissional. "Sem o direcionamento adequado, fica difícil alcançar os objetivos e o resultado é desperdício de tempo, dinheiro e energia. É preciso saber a hora certa e estar preparado para tomar um novo rumo e realizar seus sonhos", observa.

Muitas vezes, frustrações profissionais são causadas pela falta de programação da carreira. Os anos se passam e não há mudanças, várias oportunidades são perdidas e o profissional se sente desmotivado. "O coaching é um excelente método para ajudar no planejamento profissional. Esta metodologia é útil para definir metas, identificar habilidades e competências, analisar os pontos que devem ser melhorados e as limitações que precisam ser eliminadas para se obter bons resultados. O autoconhecimento é essencial nesse processo", explica.

Com o auxílio de um coach profissional, o coachee (cliente) irá refletir sobre seus comportamentos, relações e habilidades e poderá analisar a necessidade de qualificação e o desenvolvimento de características importantes para a sua atuação no cargo almejado. "O processo motiva o indivíduo a mudar para alcançar as metas de sua carreira. Ao mesmo tempo em que há alterações na profissão, o coachee passa por uma evolução pessoal que irá se refletir em todas as áreas da vida. As ações têm foco nos objetivos e o direcionamento contribui para obter resultados efetivos", afirma.

Em um primeiro momento, o coach analisará o perfil do cliente por meio da aplicação de ferramentas específicas do coaching. Após a elaboração de um mapa de competências, será dad o início ao planejamento da carreira, levando em consideração os aspectos pessoais e profissionais do indivíduo. "O coaching busca o equilíbrio entre as diferentes áreas da vida. O coacheeaprende a ter autocontrole, ou seja, a lidar melhor com as suas emoções; e é estimulado a adotar novos hábitos, melhorar o seu desempenho e desenvolver aspectos voltados à liderança", esclarece.

O livro "O que não ensinam em Harvard", de Mark McCormack, aponta boas razões para elaborar um plano de carreira. A obra aponta que 3% dos graduandos tinha feito um planejamento para atingir suas metas, enquanto 13% tinha objetivos, mas não colocaram no papel, e 84% não tinham metas. Dez anos depois, quem tinha alguma meta ganhava duas vezes mais do que os que não tinham e os que se programaram para atingir seus objetivos ganhavam dez vezes mais do que todos os outros juntos.

Juliani ressalta que os profissionais com plano de carreira são mais ágeis, objetivos, dedicados, flexíveis, aptos a trabalhar em equipe e realizam suas tarefas com mais qualidade. Vale lembrar que as empresas dão mais valor a colaboradores que visam o futuro. "Se a organização não estiver preparada para manter um funcionário com este perfil, certamente a concorrência irá aproveitá-lo. Os coaches estão preparados para ajudar os profissionais que não sabem por onde começar e o aprendizado deste processo terá benefícios por toda a vida", acrescenta.

Academia Brasileira de Coaching

Bruno Juliani - Diretor Geral|Master Coach

(21)3619-8897

atendimento@abracoaching.com.br

http://www.abracoaching.com.br

Sem suporte financeiro, atleta de alto rendimento que sonha com Olimpíadas não conseguirá avançar no esporte.

Dedicação, disciplina e persistência são algumas das características essenciais para um atleta. Ter a cabeça de um vencedor - que sabe ser elegante ao vencer e não desiste por causa de qualquer obstáculo - também é fundamental. A amazona Elisa Guimarães Forchezatto, 13, sabe disso e não perde um treino sequer. "Eu treino 90 minutos por dia, quatro vezes por semana, sempre depois do horário do colégio. Nesse esporte, a gente mais perde do que ganha e para ser um vencedor é preciso ter humildade, disciplina e foco. Para mim, estes três elementos são os principais", ressalta.

Curitibana, filha da médica otorrinolaringologista Rita de Cassia Cassou Guimarães e do engenheiro civil Domingos Gilberto Forchezatto, Elisa teve seu primeiro contato com um cavalo de uma forma inesperada. "Eu tinha quatro anos e fui ao Parque Beto Carrero World. Lá fiquei encantada com o cavalo Faísca. Então comecei a fazer aulas de equitação na Academia do Cavalo de Santa Felicidade, com o Coronel Torres, meu primeiro instrutor de hipismo clássico, e ganhei minha primeira égua, a Valkiria. Ninguém na minha família pratica hipismo, então fui descobrindo tudo com ajuda dos instrutores", afirma.

Em 2006, após o encerramento das atividades da academia, a amazona passou a praticar equitação na escola da Sociedade Hípica Paranaense (SHPr), onde deu início ao seu aprendizado em salto. Dois anos depois, Elisa ganhou a égua Pankeka Adal e se transferiu para o Haras Adal Clube de Campo. "Foi quando eu comecei a participar dos concursos de salto pela Federação Paranaense de Hipismo (FPrH). Em 2009, disputei o ranking da FPrH e da SHPr na série escola intermediária 0,80m. Minha égua sofreu uma fratura,  teve que se aposentar e terminei o ano montando em cavalos emprestados, sem ter tempo para treinar com o animal antes das provas", conta.

Com a superação dos desafios, Elisa foi vice-campeã do torneio de verão da SHPr e campeã CSE da Copa Cidade de Arapongas. Nos anos seguintes a atleta evoluiu muito e obteve outras conquistas importantes. Em 2010, com seu novo cavalo BF Prince Danúbio, a amazona foi campeã CSE da Expo Londrina, vice-campeã do Campeonato Paranaense de Amazonas , campeã da etapa final do ranking da SHPr, vice no ranking da FPrH e ficou em nono lugar no Campeonato Brasileiro de Escolas, realizado em Joinville (SC). Em 2011, Elisafoi vice-campeã geral da 6ª e campeã geral da 7ª e 8ª etapa do ranking da SHPr, campeã na categoria pré-mirim dos rankings da SHPr e da FPrH e ficou em 23º lugar na Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Após vencer o Torneio de Verão da SHPr, em 2011, na categoria Jovens Cavaleiros B, série 1m, a atleta decidiu avançar para a categoria de alta performance Pré-mirim, série 1,10m. "Para poder progredir nesta categoria ganhei a égua Daphine Jmen. Tenho uma sintonia muito forte com ela e desejo que ela fique comigo durante muito tempo. Meu bom desempenho é resultado da minha dedicação nos treinos, das instrucoes do meu técnico e do apoio dos meus pais", enfatiza. Este ano, competindo na categoria Mirim 1,20m, Elisa já obteve várias conquistas, como o primeiro lugar na 1ª etapa do ranking da SHPr, no Circuito MD, em Passo Fundo (RS), e na seletiva sul-americana mirim por equipe no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP).

Serviço: Elisa Guimarães Forchezatto 

Amazonas

Contato: Rita - ritaguimaraescwb@gmail.com  41-9106-5951

Domingos Gilberto - dforchez@gmail.com  41-9106-5952

End Rua Manoel Eufrasio, 634 ap 1304, Juvevê, Curitiba - PR. CEP 80540-010

Exame é indolor e identifica alterações na audição dos recém-nascidos.

O dia 2 de agosto de 2010 é um marco para os bebês que nascem com algum problema auditivo. Esta é a data na qual Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil na época, sancionou a Lei nº 12.303, que tornou obrigatória e gratuita a realização do Teste da Orelhinha, tecnicamente chamado de Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas. “Foi um passo muito importante para todos os brasileiros, pois este teste é fundamental para prevenir doenças e problemas auditivos”, destaca a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães.
Estimativas apontam que a cada mil recém-nascidos, três são diagnosticados com surdez. Quando o bebê tem algum fator de risco para deficiência auditiva, o número de casos sobe para seis a cada mil nascimentos. “O uso de remédios tóxicos para os ouvidos, alterações craniofaciais, como a má formação do pavilhão auricular, internação na UTI por um período superior a 48 horas, infecções congênitas e pessoas com problemas auditivos na família são os principais fatores que aumentam as chances da criança apresentar alguma alteração na audição”, observa a médica.
Segundo Rita, o Teste da Orelhinha é extremamente importante, pois é capaz de identificar problemas auditivos precocemente, evitando que a situação se agrave por ausência do tratamento correto. A descoberta tardia das alterações na audição pode causar prejuízos ao desenvolvimento da fala, linguagem, cognição e também afeta as relações sociais da criança. “Muitas enfermidades podem ser detectadas logo após o nascimento. Quando não há este tipo de acompanhamento, a criança fica três, quatro anos sem o diagnóstico”, ressalta.
A especialista enfatiza que, sem tratamento, a criança com dificuldade auditiva acaba perdendo estímulos importantes para o seu desenvolvimento, a sua comunicação e socialização. “Os sons são essenciais na formação do indivíduo. A intervenção precoce possibilita que o bebê desenvolva uma linguagem próxima a de outro que possui a audição saudável. Os resultados do Teste da Orelhinha podem ser confirmados por avaliações audiológicas complementares”, enfatiza Rita, mestre em clínica cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Teste da Orelhinha é indolor
As mamães e os papais não precisam se preocupar ao levarem seu filho para fazer o Teste da Orelhinha. Além de rápida, a avaliação não provoca dor e não tem contra-indicações. Não é necessário anestesia, injeção ou recolhimento de sangue do bebê. “O ideal é que a criança esteja dormindo. Como o teste deve ser feito entre o segundo e o terceiro dia de vida, é fácil conciliar o sono do bebê com o exame, já que os recém-nascidos passam a maior parte do tempo dormindo. O profissional coloca um fone de orelha na criança e são emitidos sons pelo computador, que recolhe as respostas produzidas pela cóclea”, explica.
Se os resultados apresentarem algum tipo de alteração, a criança deverá ser submetida a outros exames, capazes de mostrar se há lesões nas vias auditivas e em qual local e qual a intensidade da perda. Em caso de suspeita de surdez genética, o bebê deve passar pelo Teste de Surdez Genética, um exame laboratorial feito com algumas gotas de sangue do calcanhar. “Esta avaliação serve para definir corretamente o diagnóstico e determinar as estratégias do acompanhamento profissional”, declara Rita, coordenadora do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GIPZ Curitiba).
Até os seis meses de idade, há muitas chances para recuperar a audição do bebê com êxito em praticamente 100% dos casos. Por isso é importante realizar todos os exames preventivos nesta fase, conforme a indicação do médico. “As mães devem exigir a realização do Teste da Orelhinha na maternidade, pois é um direito assegurado pela legislação. E os pais devem ficar atentos as reações auditivas do bebê, que reage a sons fortes e vozes com movimentos, piscadas ou atenção e a partir do quarto mês passa a procurar a fonte sonora”, acrescenta.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009) 
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR 
Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com 
Email: ritaguimaraescwb@gmail.com 
Telefone: 41-3225-1665 
Endereço: Rua João Manoel, 304 Térreo, Bairro São Francisco, Curitiba PR.

Ortodontia e Ortopedia Facial atuam em conjunto para manter o rosto jovem e bonito.

O envelhecimento é um processo natural do organismo, visível por meio de diversas alterações na pele e nas estruturas ósseas e musculares. O rosto é uma das partes do corpo que mais denunciam os anos já vividos. A partir dos 25 anos, a pele lisa dá lugar as rugas e linhas de expressão faciais. “Mais do que uma questão estética, a beleza está relacionada com o bem-estar físico e psicológico do indivíduo”, destaca Gerson Köhler, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial que faz parte da Köhler Ortofacial, equipe clínica interdisciplinara voltada ao diagnóstico e tratamento das chamadas anomalias dentofaciais, que incluem as questões ortodônticas.
A prevenção é a melhor alternativa para manter o rosto jovem e com aspecto saudável. Mesmo que os cuidados comecem um pouco mais tarde, é possível obter bons resultados. Cosméticos, tratamentos estéticos e cirurgia plástica estão entre os artifícios usados para minimizar as marcas deixadas pelo tempo. “A Ortodontia e a Ortopedia Facial - atuando sobre as estruturas sutentação do rosto (arcadas ósseas com seus dentes) - também podem ajudar nesta corrida contra o tempo e contra o envelhecimento. Os primeiros sinais de que o corpo está envelhecendo são o surgimento de linhas finas ao redor dos olhos, os chamados pés-de-galinha”, explica.
As alterações dentofaciais contribuem para deixar a face com uma aparência ainda mais envelhecida. As mudanças nos ossos faciais, especialmente na maxila, são consideradas importantes  fatores que envelhecem o rosto de uma pessoa. Nestes casos, apenas submeter-se a uma plástica para eliminar o excesso de pele não será suficiente para recuperar o sonhado aspecto facial rejuvenescido. “Os tratamentos ortodônticos modernos, associados a outras intervenções faciais estéticas, proporcionam uma melhora significativa da jovialidade facial”, afirma Gerson, especialista em Ortopedia Facial e Funcional dos Maxilares.
Segundo Juarez Köhler - ortodontista e ortopedista facial integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial - não existe uma regra geral para todas as pessoas quando o assunto é envelhecimento da face. Estudos científicos e observações de experiências clínicas apontam que este processo é lento e contínuo. “Cada pessoa deve ser avaliada de maneira individual. A partir do diagnóstico preciso é possível definir as melhores estratégias de tratamento para recuperar a jovialidade do rosto e a funcionalidade de todas as suas estruturas”, ressalta.
O envelhecimento é responsável pelo aumento do ângulo da mandíbula, que prejudica o apoio dos tecidos moles da região inferior do rosto e do pescoço, e pela perda de definição da borda inferior da face. O resultado se faz visível pela pele flácida na região e tasmbém pela redução da projeção do queixo. “O posicionamento incorreto dos dentes e as alterações nas funções, parte óssea e muscular da face também são vilões da jovialidade do rosto como um todo. Isto explica o motivo pelo qual o tratamento dentofacial em adultos, por meio da ortodontia (em suas diversas alternativas terapêuticas) , propicia um sorriso bonito e promove o aspecto de rejuvenescimento facial”, observa Juarez.
O posicionamento inadequado ou a ausência de dentes ainda pode causar ou intensificar o aprofundamento do perfil, o apinhamento dentário e a redução do volume labial e do suporte nasal. Juarez enfatiza que a Ortodontia tem uma percepção integrada do paciente e visa à estética bucal e facial. “O sorriso harmonioso é bonito esteticamente, importante para a funcionalidade do rosto e contribui para manter a aparência mais jovem. A auto-estima fica elevada e a imagem que o indivíduo possui de si mesmo - e que passa aos outros - fica mais harmoniosa e positiva”, acrescenta.
Gerson - professor em suas especialidades há cerca de 25 anos - aponta que o ortodontista e o ortopedista facial conhecem todo o crescimento, o desenvolvimento e o envelhecimento do rosto e a relação da face com outros sistemas e órgãos do corpo. Por isso estes profissionais têm capacidade técnica para propiciar mais qualidade de vida ao paciente. “Os problemas ortodônticos ou ortopédico-faciais que não foram tratados na infância ou adolescência aceleram - já na idade adulta - o envelhecimento facial. Quanto mais cedo for a intervenção, melhores serão os resultados, sempre respeitando todas as características do indivíduo”, finaliza.

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Fone: 41 3224.4883/3013-0183
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.




Músculos e ossos faciais são moldados e fortalecidos quando o bebê mama no seio da mãe.

O aleitamento materno é fundamental para a nutrição e a saúde geral dos bebês, por isso no dia 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. Este ato de amor também contribui para a criação de um forte vínculo entre a mãe e o filho. Especialistas de várias áreas da medicina estimulam o exercício natural da amamentação e alertam sobre o uso de métodos artificiais para alimentar a criança. “Os bicos artificiais das mamadeiras, assim como as chupetas, prejudicam o desenvolvimento muscular e ósseo da face”, ressalta o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, da Köhler Ortofacial.
O seio possui o formato anatômico correto para estimular a sucção, considerada a primeira fase que precede a mastigação na infância. Ao sugar a mama, o bebê favorece o crescimento da mandíbula, preparando-a para as próximas etapas de desenvolvimento. “O tempo é outro fator que influencia a formação da face, por isso é recomendado que a amamentação natural seja efetiva por, no mínimo, seis meses. Quanto mais tempo a mãe conseguir amamentar seu filho, melhor”, observa a fonoaudióloga Nilse Waltrick Köhler, especialista em Distúrbios Miofuncionais da Face.
A amamentação ainda é importante para fortalecer a musculatura orofacial e contribui para o desenvolvimento da região dentofacial. Ao mamar, a criança aprende a respirar, mastigar e deglutir da maneira adequada. Toda a musculatura facial é fortalecida durante os intervalos da sucção. “As estruturas faciais estarão prontas para receber os dentes de leite, denominados tecnicamente de dentes decíduos, por volta dos seis meses de vida. O bom crescimento facial está diretamente ligado ao ato de mamar no seio”, explica Nilse, integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.
A dinâmica da cadeia neuromuscular das estruturas ligadas a respiração, mastigação, deglutição e fonação depende da amamentação, atividade que dá início a todo este processo. Isto demonstra a complexidade do corpo humano. “Todos os sistemas são interligados. Caso os componentes do rosto não estejam na sua melhor forma e função, outras partes do organismo sofrerão as consequências. O crescimento inadequado da face afeta a respiração, por exemplo. Por sua vez, a respiração incorreta prejudica o sono, a memória, a concentração e assim por diante”, aponta Gerson.
Mamar no seio da mãe também garante que o bebê possa se comunicar por meio da fala com as outras pessoas no futuro. A posição da boca nos mamilos provoca a estimulação de pontos articulados responsáveis pela produção dos fonemas. “Os músculos e ossos faciais atuam na fala, assim como a língua, a bochecha e os lábios, que têm a função de gerar as palavras. O fortalecimento e a tonificação de cada uma destas partes são essenciais para a comunicação e devem ser realizadas antes mesmo do bebê tentar balbuciar os sons”, enfatiza a fonoaudióloga.
Gerson destaca que a estética é outro ponto que deve ser levado em consideração. A beleza do rosto é influenciada pelo comportamento motor e neuromuscular das suas estruturas. Uma face harmônica e esteticamente bonita é resultado de interações corretas no tempo necessário. “A mamadeira e a chupeta favorecem hábitos inadequados, como a respiração bucal. Os bicos artificiais causam confusão e a língua acaba ficando mal posicionada quando está no seio, reduzindo a quantidade de leite deglutido. O resultado é o desmame precoce”, alerta o especialista.
A mamadeira e a chupeta provocam outros danos, como a diminuição das arcadas dentárias, devido à ausência de exercícios musculares ou o tensionamento dos músculos errados. Chupar os dedos ou morder objetos são outras atitudes que alteram a musculatura facial e modificam a parte óssea. “Os ossos são muito maleáveis na infância, por isso qualquer ação muscular inadequada deforma a base óssea. O rosto é a região corporal mais suscetível a deformações e o que acontece na fase infantil se reflete no futuro. Por isso o acompanhamento com especialistas é tão importante”, afirma Nilse.
A Monitoração Ortopédica da Face Pediátrica (MOFP) é uma boa estratégia para acompanhar todas as fases do desenvolvimento facial. Qualquer alteração pode ser identificada de maneira precoce e as intervenções conduzem o crescimento do rosto de maneira adequada. “A MOFP contribui para que a face cresça em sua melhor forma de beleza e funcionalidade, assegurando a saúde geral de todo o organismo. Crianças a partir dos quatro anos de idade já podem fazer este acompanhamento”, finaliza Gerson. 

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Fone: 41 3224.4883/3013-0183
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.


Substância bloqueia a ação da musculatura do rosto temporariamente, promovendo rejuvenescimento.

No dia 12 de agosto é comemorado o Dia Nacional e Internacional da Juventude. De acordo com a PEC da Juventude, promulgada em 13 de julho de 2010, são considerados jovens os indivíduos com idade entre 15 e 29 anos. Esta faixa etária corresponde a cerca de 50 milhões de brasileiros. “O dia da juventude também pode ser comemorado por aqueles que, apesar da data de nascimento, continuam jovens de alma”, considera o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Quem se sente jovem, mas não aparenta isto fisicamente, pode se beneficiar dos procedimentos estéticos e das cirurgias plásticas que contribuem para o rejuvenescimento. O rosto é a parte mais afetada pelo passar dos anos e várias técnicas são utilizadas pelos profissionais da área para minimizar as marcas do tempo. “As marcas de expressão, as rugas e as sobrancelhas caídas deixam a face com um aspecto mais cansado e triste. A diminuição da produção de colágeno – lá pelos 25 anos – e a menor elasticidade da pele também são fatores que envelhecem o rosto”, afirma.
A deterioração dos músculos faciais intensifica os sinais do envelhecimento e são responsáveis pela flacidez. Segundo Pacheco, o botox é uma das técnicas preferidas por quem quer ficar mais jovem, porém, não quer se submeter a um procedimento mais invasivo. “A aplicação da toxina botulínica é uma das intervenções não-cirúrgicas mais realizadas para rejuvenescer o rosto. O botox não é capaz de impedir que as regiões tratadas envelheçam, mas proporciona bons efeitos no retardamento do processo de degradação do corpo”, ressalta.
A ação do botox é simples – a substância bloqueia temporariamente a ação da musculatura facial, o que reduz a visibilidade das denominadas rugas dinâmicas. O objetivo é reduzir as expressões faciais, preservando a naturalidade. “O excesso da toxina pode provocar uma fisionomia congelada. Por isso é importante buscar referências do médico escolhido e analisar a sua experiência na área para evitar arrependimentos depois do tratamento”, alerta Pacheco, que atua na Clínica Michelangelo de Cirurgia Plástica, localizada em Curitiba.
O procedimento de aplicação da toxina botulínica exige alguns cuidados para não haver contaminações. A região que receberá a substância deve passar por uma limpeza e os pontos musculares nos quais o botox será injetado precisam ser marcados com gelo. “A baixa temperatura ajuda a minimizar a dor. Após a aplicação, é feito um tipo de imobilização para impedir que a substância migre para outros locais do corpo. Nas primeiras horas depois do procedimento não é permitido colocar a cabeça no travesseiro e nem realizar movimentos fortes na face”, recomenda.
Pacheco enfatiza que a segurança do paciente deve estar sempre em primeiro lugar e ele precisa ficar atento se todas as normas estão sendo seguidas pelo profissional. “O botox deve ser retirado do congelador na frente do paciente e preparado na hora do procedimento. É fundamental que todas as dúvidas sejam esclarecidas com o cirurgião antes da aplicação. O médico também deve manter o paciente informado sobre os detalhes da intervenção”, observa o especialista, mestre em Princípios da Cirurgia utilizando o laser.
Os resultados da aplicação com o objetivo de melhorar a harmonia facial duram de quatro a seis meses, sendo que o paciente pode interromper as aplicações se não estiver satisfeito. O botox ainda pode ser usado como preenchimento facial, porém, os resultados são definitivos e se os efeitos não forem satisfatórios, não há possibilidades de reverter à situação. “É fundamental avaliar minuciosamente todas as variáveis. O médico tem que saber o que é possível fazer, o que é considerado exagero, o que ficaria bom e qual a expectativa do paciente”, acrescenta. 

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Fone:             41 3022-4646            
Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR


Processo ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional e ajuda a enfrentar a resistência a mudanças.
 
Evoluir. Esta é a palavra-chave do coaching, uma metodologia que reúne um conjunto de ferramentas, modelos e técnicas oriundas de diversas ciências, como marketing, andragogia, filosofia e administração. “É um processo que visa levar uma pessoa do seu estado atual para o estado desejado. O foco e a ação são as bases do coaching. Ações sem foco não dão o resultado desejado, assim como o contrário também é verdadeiro”, explica Bruno Juliani, master coach, presidente e instrutor da Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING).
O coachee, ou cliente, é convidado a entrar em uma constante jornada de autoconhecimento, aprimoramento de habilidades e desenvolvimento pessoal e profissional. O coach, especialista em coaching, é quem o ajudará a trilhar este caminho. “Não cabe ao coach definir o passo a passo deste processo. O próprio indivíduo terá que identificar as suas necessidades, as possibilidades e limitações e escolher as direções que proporcionarão os melhores resultados. O coach atua como agente facilitador, que orienta o coachee a descobrir seus pontos fortes e aqueles que devem ser exercitados”, observa.
Juliani ressalta que a abordagem do coaching não tem como objetivo encontrar as causas dos problemas, mas formas de solucioná-los de maneira eficaz. O foco é no futuro, ou seja, todas as ações são direcionadas para as metas que se deseja atingir. “O coach também ajuda o cliente a visualizar os fatores que podem limitar a sua atuação na vida profissional ou pessoal e como superá-los para alcançar patamares ainda mais altos. O processo de coaching não pode ser imposto a ninguém. O próprio coachee deve reconhecer que deseja este suporte”, afirma.
É fundamental se comprometer com o coach durante todo o processo. O sucesso da aplicação do coaching ainda depende da empatia com o profissional, que deve ser preferencialmente certificado por uma instituição reconhecida, como a ABRACOACHING. “A metodologia é aplicada durante sessões que duram, em média, 50 minutos. Os encontros podem ser semanais, quinzenais ou mensais, conforme a necessidade. Os resultados são efetivos quando o coach se aprofunda no contexto de vida que levou o cliente a procurar seus serviços”, diz Juliani.
O coach tem a função de garantir que o cliente acredite em si mesmo e dê o melhor de si para aprender e evoluir continuamente. O uso do método em empresas agrega valor, aumenta a produtividade dos colaboradores que participam do processo e instaura resultados positivos na organização. “É uma cultura que, quando inserida no ambiente de trabalho, tem efeitos surpreendentes. No coaching, o aprendizado é tudo. Pois ao saber o que fazer ao se deparar em determinada situação, o indivíduo agirá sozinho, sem a intervenção de terceiros”, destaca.
Outro diferencial do coaching é o apoio para enfrentar resistências a mudanças. Mudar as ações e a maneira de pensar é uma das maiores dificuldades do ser humano. Qualquer um, em maior ou menor grau, resiste a situações que coloquem em risco a zona de conforto e de segurança. “Todas as mudanças são incômodas, mas muitas alterações se fazem necessárias para alcançar algo que se almeje. Um novo carro, um emprego, um filho, um corpo mais bonito ou qualquer outro desejo implica em renúncias e exige novos comportamentos”, aponta.
Entre uma sessão e outra, o indivíduo age aos poucos e conquista objetivos parciais. O feedback funciona como uma forma de avaliar o que já deu certo e o que deve ser melhorado. Em cada etapa, o coachee fica mais próximo de atingir a sua meta e cada resultado fortalece sua motivação. “Com um treinamento correto e bem aplicado será possível mudar aspectos, ações e comportamentos da vida para atingir o sucesso e viver de maneira mais equilibrada, satisfatória e próspera”, finaliza o especialista.

Academia Brasileira de Coaching

Bruno Juliani - Diretor Geral|Master Coach




Com crescimento expressivo, o segmento também é fortalecido com a importação de produtos.

O mercado de cosméticos brasileiro está a todo vapor. De acordo com Instituto Euromonitor, o segmento faturou US$ 43 bilhões em 2011. O crescimento foi de 18,9% e, no cenário mundial, o Brasil, que teve participação de 10,1%, ficou atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, que registraram 14,8% e 11,1% respectivamente. “O bom momento da economia é um fator que contribuiu para o desenvolvimento desta área”, acredita o empresário Ricardo Prado Filho.
Entre os produtos mais consumidos estão os artigos de perfumaria, desodorantes e itens para o público infantil. Protetores solares, produtos masculinos a as linhas de higiene oral, cabelo e banho estão em segundo lugar na lista dos mais vendidos. “É uma questão cultural. Os brasileiros, além de tomarem mais banhos do que muitos outros povos, não saem de casa sem passar um desodorante, um perfume e um creme no rosto”, afirma Ricardo.
O levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) aponta que, nos últimos 16 anos, o crescimento do setor foi de 360%. “Além de produzir variadas linhas de produtos para pele, cabelos, unhas, maquiagem e higiene pessoal, o Brasil também importa produtos de outros países”, aponta Ricardo, sócio-diretor do grupo Pura Vida.
A Pura Vida Imports é um exemplo. A empresa importa cosméticos dos Estados Unidos, Israel e do Chile. O seu principal diferencial é a preocupação com a inovação e as novidades do mercado externo. “Entre as principais marcas de produtos trazidos pela Pura Vida Imports estão a Attitude Line (EUA), a Uvamia (Chile), a Minerals Aromatics (Israel) e a Reeflis (EUA)”, comenta.
A Attitude Line e a Minerals Aromatics fabricam produtos com nutrientes do Mar Morto, reconhecido mundialmente por suas propriedades terapêuticas e benéficas para a pele e para a saúde. Já a Uvamia produz cosméticos com os polifenóis da vinhoterapia, capazes de combater os radicais livres, e a Reeflis atua com produtos para manter as unhas saudáveis. “A comercialização é feita na Skin Shop Cosmetics, que possui quiosques e uma loja virtual”, acrescenta.
Para entrar em terras brasileiras, todos os cosméticos passam pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ricardo conta que a aceitação dos produtos é ótima e a qualidade superior agrada até o mais exigente público. “Em breve a Skin Shop Cosmetics será transformada em uma franquia para que as lojas e quiosques possam estar em todas as regiões do Brasil. E estamos planejando incorporar outros produtos de beleza na loja”, finaliza.

Grupo Pura Vida
Tel: 41 – 3045-8584 
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 51, conj 1202B - Centro – Curitiba PR 

Associado ao uso de lixa de quatro faces, produto fortalece as unhas e retarda o crescimento das cutículas.

As unhas nem sempre ganham os cuidados que merecem. Maltratadas, elas são colocadas à prova ao terem contato com produtos químicos, serem roídas e ainda sofrem com a falta de vitaminas. Unhas quebradiças e fracas também são o resultado da alimentação inadequada, fatores genéticos, envelhecimento e exposição ao clima.
A cor dos dedos pode debaixo das unhas também revela o seu estado de saúde. Unhas rosadas são sinal de boa saúde, já as cores cinza, roxo e amarelo denunciam enfermidades que afetam o organismo. “As mãos servem como parâmetro da higiene pessoal. Unhas escuras, sujas ou de tamanho diferentes causam má impressão”, afirma Ricardo Prado, sócio-diretor do Grupo Pura Vida.
A higienização correta e alguns cuidados simples podem aumentar a força das unhas e mantê-las saudáveis. Usar produtos de qualidade é essencial. A linha da Attitude Line, uma marca de cosméticos produzidos com sais minerais do Mar Morto, oferece dois produtos eficazes para cuidar das unhas.
A lixa Ultra Natural Shine Buffer, da Attitude Line, tem como finalidade dar brilho e polir naturalmente as unhas. A lixa possui quatro faces, que devem ser usadas de acordo com as orientações da embalagem. “O ideal é usar a lixa após a aplicação do óleo de cutícula Dead Sea Cuticle Oil, também da Attitude Line”, observa.
A utilização regular do óleo, associado a cuidados básicos de higiene, fortalece as unhas e desacelera o crescimento das cutículas. Algumas gotas são o suficiente para um tratamento eficaz. “Os produtos são importados pela Vida Imports e a comercializados pela Skin Shop Cosmetics, empresas que compõe o Grupo Pura Vida”, comenta.
Ricardo destaca que o uso contínuo do óleo e da lixa é o segredo para manter as unhas saudáveis. Os nutrientes do Mar Morto possuem propriedades terapêuticas conhecidas em todo o mundo. Além de serem extremamente benéficos para a pele, os sais minerais são capazes de retardar o envelhecimento celular, estimulam a regeneração das células, fortalecem e hidratam as unhas e as cutículas.

Grupo Pura Vida
Tel: 41 – 3045-8584 
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 51, conj 1202B - Centro – Curitiba PR 

Curso inovador apresenta a aplicação do coaching na área de vendas.
A Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING) lança em todo o Brasil o curso “Coaching de Vendas”, que será ministrado por Sergio Ricardo Rocha, consultor empresarial, coach e palestrante conhecido como Dr. Vendas. Com carga horária de 16 horas, o curso terá como público-alvo diretores, gerentes, executivos de negócios, vendedores de todos os segmentos, profissionais liberais e os demais interessados em melhorar as suas competências como negociadores ou vendedores. O primeiro treinamento será nos dias 25 e 26 de agosto, em Vitória (ES).
De acordo com Dr. Vendas, houve uma evolução do coaching para a área de vendas. “Este progresso possibilitou uma maior compreensão do comportamento dos vendedores e dos clientes, melhores negociações e resultados mais promissores ao alcançar as metas que foram definidas”, destaca o especialista em coaching de vendas, liderança e equipes de alto rendimento. Ele destaca que o coaching de vendas é considerado um método excelente para alavancar os resultados em vendas e em desenvolvimento pessoal e profissional.
Com o uso de ferramentas, modelos e técnicas específicas do coaching, os vendedores aprendem a se conectar aos seus objetivos para gerar ações e os efeitos esperados. “O coaching conduz as pessoas a buscarem as respostas que estão dentro de si. Não é consultoria, nem orientação. O coach, ou instrutor, faz várias perguntas que dirigem o coachee, ou cliente, a encontrar as melhores soluções e caminhos”, observa Bruno Juliani, presidente da ABRACOACHING.
Durante as aulas serão abordados diversos conteúdos focados na área de venda. Os alunos irão aprender a:
- Reagir ao mundo e às adversidades;
- Fortalecer padrões positivos, pontos fortes e alterar comportamentos que não são produtivos;
- Reduzir as objeções dos clientes e conduzi-los a uma solução;
- Vender mais e superar as metas da empresa;
- Fazer as perguntas certas que apóiem o cliente e o estimulem a resolver o seu problema com a solução que o vendedor deseja vender;
- Programar-se para o sucesso;
- Criar um plano de ação e definir as melhores ferramentas para a conquista de um objetivo estratégico;
- Estabelecer metas de curto e longo prazo para gerar um equilíbrio em todas as áreas da vida.
  Ao final da programação, os participantes serão certificados como especialistas em Coaching de Vendas. Os alunos formados em Professional Coach pela ABRACOACHING terão 10% de desconto no pagamento à vista e os membros da academia, 20%. O pagamento poderá ser feito com cheque, boleto bancário, depósito em conta ou cartão de crédito.
Para saber mais, acesse:
Dr. Vendas
Sergio Ricardo Rocha, mais conhecido como Dr. Vendas, é consultor empresarial, coach e palestrante. Graduado em Marketing, Rocha possui MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, cursa mestrado em Economia Empresarial e é especialista em vendas, coaching, coaching de vendas, formação e reestruturação de canais de vendas/distribuição, aumento da conversão em vendas, liderança e equipes de alto rendimento.
Rocha é fundador e vice-presidente de treinamento da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Rio de Janeiro (ADVBRIO), fundador e conselheiro da ADVB de Minas Gerais, e diretor de relações públicas do CDL.


Palestra promovida pelo Centro Empresarial Rio será ministrada pela grafóloga e psicóloga Ilsen Calen.

A edição de agosto do Café Empresarial será realizada no dia 07, no pavimento de Convenções do Centro Empresarial Rio, no Botafogo, Rio de Janeiro (RJ). O tema deste encontro será “Grafologia – Destaque das iniciais e das finais na escrita e sua importância no processo seletivo”, com a grafóloga e psicóloga Ilsen Calen. “É um assunto muito interessante, pois a grafologia é capaz de evidenciar aspectos característicos da personalidade de uma pessoa”, observa Letícia de Freitas e Castro, gerente de eventos do Centro Empresarial Rio.
A grafóloga explica que a fala pode modificar o significado das palavras, pois a linguagem falada exprime determinadas emoções. Da mesma forma, o aspecto emocional também pode ser identificado nas características do traçado gráfico. “A análise da escrita não se refere apenas a interpretação da maneira como as ideias, ações e sentimentos são organizados, mas também diz respeito à estrutura da experiência humana subjetiva e a forma como estas experiências são arranjadas por meio dos sentidos”, afirma Calen, formada pela Associação de Profissionais de Grafologia e Psicologia, na Alemanha.
A grafologia contribui para o entendimento de como a linguagem não-verbal afeta o cérebro humano. É uma forma de obter uma nova leitura das funções conscientes e inconscientes, melhorar conflitos e transtornos que emergem durante o processo de análise grafológica e otimizar a comunicação. “Isto contribui para uma melhor qualidade de vida. A manifestação do Eu por meio da escrita permite a visualização da percepção subjetiva que o indivíduo tem de si mesmo. Esta imagem é constituída a partir das inscrições feitas pelos outros e pelas experiências vividas. É a expressão dessas inscrições que são interpretadas grafologicamente”, esclarece.
Calen ressalta que quando uma pessoa está feliz é possível notar este bem-estar em seu semblante. Isso também acontece na escrita – todas as características são visíveis no traçado gráfico. Para a Grafologia, a escrita é comandada pelo cérebro. “Esta ciência pode ser aplicada em várias áreas. A análise grafológica é útil para o autoconhecimento, recursos humanos, educação, psicopedagogia, orientação vocacional, conjugal ou familiar, grafoterapia e questões relacionadas à saúde”, destaca a especialista, pós-graduada em Neurofisiologia.

Confira uma síntese dos usos da grafologia, segundo Calen:
- Autoconhecimento: Reconhecer aspectos da personalidade, como seus pontos fortes e fracos; saber a razão pela qual existem certos comportamentos, atitudes e reações; conhecer seus potenciais.
- Recursos Humanos: Processos de seleção; avaliação fidedigna do perfil psicológico exigido para o cargo e o apresentado pelo candidato; auxílio na criação de um plano de desenvolvimento profissional; investigação de competências.
- Educação e Psicopedagogia: Motivação para o aprendizado; desenvolvimento de inteligências específicas; investigação das causas da dificuldade de aprendizado;
- Orientação Vocacional (Adolescentes e Adultos): Identificação dos principais potenciais; indicação da atividade profissional compatível com a personalidade do indivíduo; identificação de aspectos que podem ser desenvolvidos e limitações;
- Orientação Conjugal ou Familiar: Levantamento dos traços da dinâmica do casal em busca de harmonia; avaliação dos focos de conflito; auxílio na reestruturação do ego em casos de divórcio; redimensionar valores em família com núcleos diferentes;
- Saúde: Detecção de transtornos fisiológicos, psíquicos ou emocionais; avaliação e promoção da saúde na terceira idade; prevenção de patologias comuns, como diabetes, hipertensão arterial e depressão.
- Grafoterapia: Reeducação do gesto gráfico para minimizar determinadas características psico-emocionais; auxílio no tratamento de doenças psicossomáticas, distúrbios comportamentais, vícios, entre outros.


Ilse Calen
Grafóloga formada pela Associação de Profissionais de Grafologia e Psicologia (Berufsverband geprüfter Graphologen/Psychologen e.V.), na Alemanha. Calen é graduada em Psicologia e pós-graduada em Neurofisiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (UNI-IBMR), do Rio de Janeiro. A especialista possui certificação de estágio avançado em Grafologia pelo Centro de Psicologia Aplicada (CEPA – RJ), certificação em Grafoterapia pelo Sistema de Informações em Grafologia (PSG-SIG) e especialização em Psicoterapia Breve integrada às Neurociências e em Psicossomática pela Santa Casa de Misericórdia (RJ).
Calen é membro e grafóloga oficial da Sociedade Brasileira de Grafologia de São Paulo (SOBRAG) e membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH).


Café Empresarial
O Café Empresarial, criado em 2006, é um evento promovido pelo Centro Empresarial Rio que traz palestras e debates conduzidos por especialistas em diversos assuntos. Os encontros são gratuitos e o objetivo é trazer informações úteis para a sociedade, integrar as empresas e empresários e criar uma rede de serviços e oportunidades. O evento é realizado no Centro de Convenções do Centro Empresarial Rio.

Serviço
Café Empresarial Edição Agosto 2012
Data: 07.08.2012
Horário: 18:30 Welcome Coffe
             19:00 Início da palestra
Tema: Grafologia – Destaque das iniciais e das finais na escrita e sua importância no processo seletivo.
Palestrante: Ilsen Calen
Local: Pavimento de Convenções do Centro Empresarial Rio
Praia de Botafogo, 228, 2ª andar, Botafogo – Rio de Janeiro (RJ)
Confirmação de presenças: www.cerconvencoes.com.br
Mais informações: (21) 2554-8182
Vagas Limitadas!